RESUMO:
O PRESENTE ARTIGO PRETENDE DEFINIR A PROPOSTA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, SEUS OBJETIVOS, RECURSOS E FINALIDADES. EM SEGUIDA PROPÕE A ANÁLISE CRÍTICA DO CONCEITO DE TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA), E DANDO SEQUÊNCIA TRAZ UM ESTUDO DE CASO, COM DISCENTE COM QUADRO DE TEA ATENDIDO NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. A SALA DE RECURSOS TORNA CONCRETO O OBJETIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, NA QUAL SÃO OFERECIDOS MEIOS E RECURSOS QUE ESTÃO À DISPOSIÇÃO DOS ALUNOS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE). SUA NATUREZA É FUNDAMENTALMENTE PEDAGÓGICA. É UM ESPAÇO DOTADO DE MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E RECURSOS PEDAGÓGICOS ADEQUADOS ÀS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DOS ALUNOS DA ESCOLA QUE APRESENTEM DIFICULDADES ACENTUADAS EM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM. NESTA PERSPECTIVA A SALA DE RECURSOS PREVÊ ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM CENTRADAS EM UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO, FAVORECENDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ATIVIDADES DE COMPLEMENTAÇÃO SUPLEMENTAÇÃO CURRICULAR. O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) TAMBÉM CITADO NO ESTUDO DE CASO, TEM COMO PREMISSA AÇÕES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS QUE CONTEMPLEM AS ESPECIFICIDADES DO DISCENTE EM QUESTÃO. A IDADE DO ALUNO INVESTIGADO É DE 9 ANOS COMPLETOS. A METODOLOGIA UTILIZADA É O ESTUDO DE CASO E OS DADOS COLETADOS FORAM ANALISADOS NUMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA. O RESULTADO DO TRABALHO DESCREVE OS OBJETIVOS ALCANÇADOS PELO DISCENTE EM QUESTÃO, BEM COMO AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS. A INVESTIGAÇÃO ABRANGE A ÁREA DE ESTUDO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS.
PALAVRAS CHAVE: SALA DE RECURSOS – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO