ESTE TEXTO DESTINA-SE A TRAÇAR REFLEXÕES ACERCA DO USO DE IMPRESSOS PEDAGÓGICOS NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DA REVISTA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO NOVA (CUJAS EDIÇÕES RASTREADAS ATINEM AOS ANOS DE 1932 E 1933) E DO JORNAL ESCOLAR O LAVRADOR (QUE CONTA COM EDIÇÕES QUE DATAM DE 1934 A 1974). ATRAVÉS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, OBJETIVA-SE ATENTAR ÀS SINGULARIDADES E SIMILITUDES DESSES TIPOS DOCUMENTAIS, NA CONDIÇÃO DE VEÍCULOS QUE COLOCAVAM EM CIRCULAÇÃO DIVERSAS REPRESENTAÇÕES DO UNIVERSO PEDAGÓGICO. OBJETIVA-SE ATENTAR AOS ASPECTOS MATERIAIS, DE DIAGRAMAÇÃO E QUESTÕES DO CORPO EDITORIAL, BEM COMO AOS ESCOPOS AUTO-REPRESENTADOS DESSAS PUBLICAÇÕES. COMO PRINCIPAL REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO, DESTACA-SE A NOÇÃO DE REPRESENTAÇÃO, EMPREENDIDA POR CHARTIER (2010). PARA A DISCUSSÃO DE IMPRESSOS PEDAGÓGICOS, DESTACA-SE CATANI;BASTOS (2002), CATANI (2003), MAGALDI;XAVIER (2008). À GUISA DE RESULTADOS INICIAIS, EM PERSPECTIVA COMPARATIVA, DESTACA-SE QUE AS DUAS TIPOLOGIAS DE FONTES HISTÓRICAS ANALISADAS RESGUARDAM DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS, MAS ENTRECRUZAM-SE NO PROPÓSITO DE EDUCAR PARA O PROGRESSO PÁTRIO, ATRAVÉS DE SUAS PÁGINAS.