O COMPORTAMENTO AGRESSIVO TEM SE TORNADO COMUM DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR, E DEVIDO À OBSERVAÇÃO DE ATOS DE VIOLÊNCIA, DE EXCESSO DE APELIDOS PEJORATIVOS ALIADOS A BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS VÍTIMAS DE “BRINCADEIRAS” É QUE SURGIU O INTERESSE E A MOTIVAÇÃO PARA EXPLORAR A TEMÁTICA: COMO REALIZAR A INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE BULLYING NA ESCOLA? O BULLYING ESCOLAR TEM AUMENTADO GRADUALMENTE NOS ÚLTIMOS ANOS E É UM FENÔMENO QUE GERA, EFETIVAMENTE, UMA ENORME INQUIETAÇÃO COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR A FREQUÊNCIA DE BULLYING, TIPOS DE AGRESSÕES, INCIDÊNCIA, AGRESSORES, VÍTIMAS E TESTEMUNHAS, ASSIM COMO, ANALISAR AS AÇÕES EDUCATIVAS POSITIVAS NA PREVENÇÃO DESTE, ESTE ARTIGO TEM A PRETENSÃO DE REALIZAR UM PARALELO ENTRE A ATUAÇÃO DA FAMÍLIA, O PAPEL DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA.
PALAVRAS-CHAVE: BULLYING, ATUAÇÃO FAMILIAR, INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA.