O PROCESSO DE TRANSIÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL, ENTENDENDO-SE A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ETAPA PREPARATÓRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, TEM SIDO UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E PELOS MUNICÍPIOS. PARTINDO DESSA PROBLEMÁTICA, ESTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES DE QUATRO CIDADES DO VALE DO ITAJAÍ: BLUMENAU, BRUSQUE, GASPAR E POMERODE, INVESTIGANDO A FORMA COMO ABORDARAM A TRANSIÇÃO E, SE A ABORDARAM, QUAIS ESTRATÉGIAS FORAM CONTEMPLADAS NOS DOCUMENTOS MUNICIPAIS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA TANTO, À LUZ DO CAMPO TEÓRICO DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA, AVERIGUOU-SE AS CONCEPÇÕES DE CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO PRESENTES NOS REFERIDOS DOCUMENTOS TOMANDO POR PROCEDIMENTO METODOLÓGICO A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN, ENTENDIDA COMO UMA TÉCNICA DE ANÁLISE DE DADOS PERMEADA POR PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS, SISTEMATIZADOS, QUE POSSIBILITAM A CATEGORIZAÇÃO DO TEXTO ANALISADO E FAVORECENDO UMA COMPREENSÃO DE SEUS SIGNIFICADOS NUM NÍVEL QUE TRANSCENDE UMA LEITURA COMUM. CENTRADA NA ANÁLISE DE DOCUMENTOS, OBSERVOU-SE QUE, NO QUE TANGE AO CONCEITO DE TRANSIÇÃO E AO DELINEAMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO, NENHUM DOS QUATRO MUNICÍPIOS PESQUISADOS APRESENTOU ESTRATÉGIAS CONCRETAS. POR FIM, TAIS FRAGILIDADES IDENTIFICADAS DESAFIAM-NOS A OBSERVAR A IMPORTÂNCIA DADA AO PROCESSO DE TRANSIÇÃO COMO MECANISMO PARA GARANTIR A CONTINUIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, ASSIM EVITANDO TENSÕES E/OU RUPTURAS, FAZENDO-SE NECESSÁRIO PARA TAL, NORMATIVAS LOCAIS, COM DEDICADA ATENÇÃO AO TEMA.