MANOEL DANTAS, A PRÁTICA E O DISCURSO EDUCACIONAL NO RIO GRANDE DO NORTE DA PRIMEIRA REPÚBLICA
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IDENTIFICAMOS E REALIZAMOS A ANÁLISE DO DISCURSO DE ARTIGOS PUBLICADOS POR MANOEL DANTAS NA REVISTA PEDAGOGIUM, DA REFERIDA ASSOCIAÇÃO. É POSSÍVEL ATRAVÉS DESTE MAPEAMENTO, ANALISAR AS REDES DE SOCIABILIDADE (SIRINELLI, 1996) CONSTITUÍDAS POR DANTAS E OS DEMAIS INTELECTUAIS DO PERÍODO QUE POSSIBILITARAM A CRIAÇÃO E A CIRCULAÇÃO (CHARTIER, 1988) DE UM DISCURSO EDUCACIONAL NO ESTADO, EM QUE SE DESTACAM AS INSTITUIÇÕES CIENTÍFICAS E CULTURAIS, BEM COMO AS SUAS PUBLICAÇÕES. DE TAL MODO, TEMOS QUE MANOEL DANTAS FAZIA PARTE DE UMA ELITE ATUANTE COMO CRIADORA E MEDIADORA CULTURAL (SIRINELLI, 1998), QUE CONSTRUIU PARA SI UM CAMPO (BOURDIEU, 1996) DE ATUAÇÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO POTIGUAR, COM BASE NA PRÁTICA E NO PODER DO DISCURSO (FOUCAULT, 1996)." 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. 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