A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA TEM SIDO PALCO DE MUITOS ESTUDOS E INVESTIGAÇÕES, POIS A MATEMÁTICA EXERCE UM RELEVANTE PAPEL NA VIDA HUMANA, COMO TAMBÉM NA SOCIEDADE DE MODO GERAL. DIANTE DISSO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVOS IDENTIFICAR AS ATITUDES DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA, BEM COMO, DESCREVER E ANALISAR COMO OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AVALIAM O SEU DESEMPENHO NESTA DISCIPLINA. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO COM 164 ALUNOS DA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CARUARU/PE. TRABALHAMOS A PARTIR DE UMA DISCUSSÃO ENTRE OS TEÓRICOS ACERCA DA AVALIAÇÃO E ATITUDES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS EM RELAÇÃO A MATEMÁTICA, PROCURANDO ENTENDER O NÍVEL DE DISCUSSÃO ACERCA DESSA TEMÁTICA, E ASSIM, CONTRIBUIR COM SUGESTÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PARA DESENVOLVER NOS SEUS ALUNOS ATITUDES POSITIVAS EM RELAÇÃO A MATEMÁTICA, PAUTANDO-SE NOS ESTUDO DE SANTOS (1997), BOURDIEU (2005), BRITO (1996), GONÇALES (2000) ENTRE OUTROS. A METODOLOGIA SE VOLTOU PARA UMA ANÁLISE QUANTITATIVA, ONDE O INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO UTILIZADO PARA A COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO. OS RESULTADOS APONTAM QUE A MAIORIA DOS ALUNOS NÃO APRESENTANDO UM BOM DESEMPENHO EM MATEMÁTICA, COMO TAMBÉM, MUITAS VEZES APRESENTAM ATITUDES DESFAVORÁVEL EM RELAÇÃO A ESTA DISCIPLINA.