ESTE ARTIGO DERIVA DE UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA EM SALA DE AULA, NO INTUITO DE RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES PERTINENTES À UTILIDADE DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. ELE TRAZ UMA SUGESTÃO PARA A INTRODUÇÃO À REFLEXÃO SOBRE “O QUE É MATEMÁTICA”, SUAS APLICAÇÕES, SUA ESTRUTURA LÓGICA, SUA FUNCIONALIDADE COMO LINGUAGEM. COMEÇA-SE COM ESTE QUESTIONAMENTO E TERMINA-SE COM A EXPLORAÇÃO DE UM PROBLEMA, EVOLUINDO DE UM CASO DE TENTATIVA E ERRO PARA UMA FORMA LÓGICO-COMBINATÓRIA DE SE RESOLVER DETERMINADAS SITUAÇÕES-PROBLEMA. NA ANÁLISE E ELABORAÇÃO DA RESOLUÇÃO, FAÇO UMA ABORDAGEM TANTO NUMÉRICO/OPERACIONAL BÁSICA, COMO TAMBÉM, EXPLORO CONCEITOS/CARACTERÍSTICAS DE SÉRIES SIMPLES, COMO É O CASO DAS PROGRESSÕES ARITMÉTICAS, TUDO ISSO SEM PERDER DE VISTA AS CARACTERÍSTICAS INVESTIGATIVAS QUE A MATEMÁTICA NOS PROPORCIONA, DEPENDENDO DE COMO É FEITA SUA ABORDAGEM. COMO APORTE A ESTA PARTE, TRABALHO COM ALGUMAS IDEIAS SOBRE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM SALA DE AULA, DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: JOÃO PEDRO DA PONTE, JOANA BROCARDO E HÉLIA OLIVEIRA. FALO, TAMBÉM, SOBRE: O OBSTÁCULO DA LINGUAGEM, A ESTRUTURA LÓGICA QUE UMA LINGUAGEM DEVE TER, A COMPLETUDE SIMBÓLICA EXIGIDA PARA SE COMUNICAR EFICIENTEMENTE UMA IDEIA, A INTERPRETAÇÃO DOS FATOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, A ANÁLISE DOS DADOS E SUAS PROPRIEDADES E A GENERALIZAÇÃO DOS POSSÍVEIS RESULTADOS. PARA TANTO, DIALOGAREI COM OS PROFESSORES: JÚLIO CÉSAR DE MELO E SOUSA (MALBA TAHAN) E LUIZ CARLOS PAIS, ALÉM DE UMA RÁPIDA CONVERSA COM O PSICÓLOGO, ANTROPÓLOGO E SOCIÓLOGO CARLOS RODRIGUES BRANDÃO SOBRE EDUCAÇÃO. CONCLUO, JUSTIFICANDO A ÁLGEBRA E O VALOR DAS GENERALIZAÇÕES, COM UM EXEMPLO BEM SIMPLES: MATEMÁGICA, PARAFRASEANDO WALT DISNEY.