A ÉTICA É O ATO DE REFLETIR SOBRE NOSSOS PRINCÍPIOS E VALORES NA MANEIRA DE AGIR DENTRO DE UMA COLETIVIDADE. A LÍNGUA ESTÁ PRESENTE NESTE PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OS POVOS. COM ISSO, ESTA PESQUISA PAUTA-SE NA IDEIA DE QUE ESTA LÍNGUA É UM DOS ASPECTOS QUE CONSTITUI A IDENTIDADE HUMANA, TENDO EM VISTA QUE NO MOVIMENTO DE INTERAÇÃO A LÍNGUA VAI CONFIGURANDO-SE EM NOVAS FORMAS. COMO A ESCOLA É UMA INSTITUIÇÃO QUE DEVE AGIR, TAMBÉM, EM PROL DA HUMANIZAÇÃO DOS INDIVÍDUOS, CONSIDERANDO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM A BAGAGEM CULTURAL DO ALUNO, A ÉTICA PODE SER DISCUTIDA NAS AULAS DE PORTUGUÊS COM O OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA COMO MARCA CULTURAL DE IDENTIDADES, DESCONSIDERANDO A NORMA PADRÃO COMO ÚNICA VIA CORRETA DE COMUNICAÇÃO; O OBJETIVO DE NOSSO TRABALHO BASEIA-SE NESTA PREMISSA. ESTA PESQUISA FOI CONSTRUÍDA BIBLIOGRAFICAMENTE, PARTINDO DE LEITURAS DE TEÓRICOS COMO CANDAU (2001), CHAUÍ (2000), BAKHTIN (1999), GEORGEN E LOMBARDI (2005), VALLS (1994), ANTUNES (2014), MARCUSCHI (2007). COMO RESULTADO DE NOSSA PESQUISA, A PRIORI CONCLUÍMOS QUE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEXTUALIZADO, QUE CONSIDERA A LÍNGUA EM SUAS VARIAÇÕES COMO MARCA IDENTITÁRIA DOS POVOS, PODE ABORDAR O ESTUDO DA ÉTICA NA ÁREA DA LINGUÍSTICA COMO MANEIRA DE REFLETIR SOBRE OS VALORES E PRINCÍPIOS HUMANOS QUE SÃO REPRESENTADOS PELA LINGUAGEM, ENFATIZANDO QUE A NORMA CULTA PADRÃO NÃO É A ÚNICA MANEIRA CORRETA DE SE COMUNICAR.