RESUMO
ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR DE QUE FORMA E MANEIRA AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PODEM CONTRIBUIR DE FORMA EFICIENTE NA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS DE FORMA CLARA E ACESSÍVEL, POSSIBILITANDO UM GANHO NO FUNCIONAMENTO COGNITIVO DOS ALUNOS NO ACESSO AOS NÚMEROS RACIONAIS, QUANTO A COORDENAÇÃO E PRODUÇÃO NA INTERPRETAÇÃO DA QUALIDADE DO CONHECIMENTO, APLICANDO MECANISMO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MELHORANDO O ENTENDIMENTO. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICOS ADOTOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO ONDE FORAM ENTREVISTADOS 32 ALUNOS DE DUAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE AMBOS OS SEXOS, PERTENCENTES À DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DO ESTADO DE PERNAMBUCO. EVIDENCIOU-SE NESTE ESTUDO QUE OS ELEMENTOS INTRODUZIDOS PARA DIMINUIR AS DIFICULDADES EM RELAÇÃO AOS RACIONAIS FORAM DE GRANDE SIGNIFICAÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM, SOBRETUDO DO PONTO DE VISTA DA EVOLUÇÃO ENTRE O PRIMEIRO E SEGUNDO TESTE PROPOSTO AOS ALUNOS. FOI POSSÍVEL AVALIAR A PRÁTICA NA COMPARAÇÃO DE RESULTADOS EM RELAÇÃO ÀS DIFICULDADES QUE PROCURAMOS MINIMIZAR.
PALAVRA CHAVE: NÚMEROS RACIONAIS. METODOLOGIAS. AVALIAÇÃO. RESULTADOS.
1 DOUTORANDO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE COLUMBIA DEL PARAGUAY. MESTRE EM CIENCIA