O A IMPORTÂNCIA DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS NÚMEROS RACIONAIS NA VISÃO DE RAYMOND DUVAL.
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"resumo" => """ RESUMO \r\n \r\n \r\n ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR DE QUE FORMA E MANEIRA AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PODEM CONTRIBUIR DE FORMA EFICIENTE NA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS DE FORMA CLARA E ACESSÍVEL, POSSIBILITANDO UM GANHO NO FUNCIONAMENTO COGNITIVO DOS ALUNOS NO ACESSO AOS NÚMEROS RACIONAIS, QUANTO A COORDENAÇÃO E PRODUÇÃO NA INTERPRETAÇÃO DA QUALIDADE DO CONHECIMENTO, APLICANDO MECANISMO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MELHORANDO O ENTENDIMENTO. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICOS ADOTOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO ONDE FORAM ENTREVISTADOS 32 ALUNOS DE DUAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE AMBOS OS SEXOS, PERTENCENTES À DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DO ESTADO DE PERNAMBUCO. EVIDENCIOU-SE NESTE ESTUDO QUE OS ELEMENTOS INTRODUZIDOS PARA DIMINUIR AS DIFICULDADES EM RELAÇÃO AOS RACIONAIS FORAM DE GRANDE SIGNIFICAÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM, SOBRETUDO DO PONTO DE VISTA DA EVOLUÇÃO ENTRE O PRIMEIRO E SEGUNDO TESTE PROPOSTO AOS ALUNOS. FOI POSSÍVEL AVALIAR A PRÁTICA NA COMPARAÇÃO DE RESULTADOS EM RELAÇÃO ÀS DIFICULDADES QUE PROCURAMOS MINIMIZAR. \r\n \r\n PALAVRA CHAVE: NÚMEROS RACIONAIS. METODOLOGIAS. AVALIAÇÃO. RESULTADOS. \r\n \r\n 1 DOUTORANDO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE COLUMBIA DEL PARAGUAY. 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. As discussões estão situadas em torno dos instrumentos, processos e implicações que a avaliação tem para os sujeitos, os índices e a produção do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avaliação serve para apontar a insuficiência de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos são postos a serviço de apontar a não-qualidade educacional, a partir de seus resultados numéricos. <br />\r\n Novos direcionamentos para pensar a avaliação podem pautar-se, por exemplo, em estratégias colaborativas em que a qualidade não esteja expressa exclusivamente em números, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem até a chegada à avaliação. É igualmente necessário, pensar em sistema que direcione as práticas docentes para um fazer pedagógico, que assuma um compromisso com a revisão de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das interações entre os sujeitos escolares.<br />\r\n As múltiplas possibilidades, de alinharmos avaliação e fazer docente, são apresentadas nos três volumes que compõem a coletânea, originária das contribuições dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribuições dos grupos de trabalho Formação de Professores; Didática e Currículo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educação e Relações Étnico-Raciais; Gênero, Sexualidade e Educação; Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 é composto pelas contribuições dos grupos de trabalho História da Educação; Fundamentos da Educação; Educação Matemática; Ensino de línguas; Linguagens, Letramento e Alfabetização; Educação Infantil e Educação Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas temáticas dos grupos de trabalho Educação Ambiental; Ensino de Ciências; Ensino e suas intersecções; Educação Emocional; Tecnologias e Educação e Educação Profissional e Tecnológica. <br />\r\n Os artigos que compõem cada volume destacam, também, a importância do protagonismo docente para a melhoria das práticas e, consequentemente, resultados educacionais. Entendemos que é pela formação de recursos humanos, com visão crítica e reflexiva, que poderemos alcançar diferentes realidades com suas especificidades educativas. 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