RESUMO: ESTE ARTIGO OBJETIVA ANALISAR O USO DA ANÁFORA DIRETA EM CRÔNICAS ESCRITAS POR ALUNOS DE UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO CEARÁ. A PARTIR DE CRÔNICAS PRODUZIDAS POR ESSES ALUNOS, FORAM SELECIONADOS, DE FORMA ALEATÓRIA, SETE TEXTOS, NOS QUAIS SE ANALISOU O USO DE ANÁFORAS DIRETAS, E COMO ESSA ESTRATÉGIA DE REFERENCIAÇÃO CONTRIBUIU PARA A PROGRESSÃO DO TEXTO. PARA PROCEDER COM A ANÁLISE, FUNDAMENTOU-SE NAS IDEIAS DEFENDIDAS POR CAVALCANTE (2013-2016), MARCUSCHI (2017), COSTA VAL (2019), KOCH (2014) DENTRE OUTROS AUTORES. VERIFICOU-SE, COM A ANÁLISE, QUE OS SUBTIPOS DE ANÁFORA QUE DEMANDAM UMA OPERAÇÃO MAIS BÁSICA SÃO AS QUE APRESENTAM MAIORES OCORRÊNCIAS NOS TEXTOS DOS ALUNOS, A EXEMPLO DA ANÁFORA CORREFERENCIAL CO-SIGNIFICATIVA, DA ANÁFORA CORREFERENCIAL RECATEGORIZADORA, RETOMADA POR MEIO DE EXPRESSÕES DEFINIDAS E A ANÁFORA NÃO-CO-SIGNIFICATIVA E NÃO RECATEGORIZADORA, RETOMADA POR PRONOMES PESSOAIS. ESSES RESULTADOS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE O PROFESSOR ANALISAR A PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCRITA A PARTIR DAS QUAIS ELE VAI ORGANIZAR A SUA PRÁTICA DOCENTE.