A ANÁFORA DIRETA EM CRÔNICAS DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
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PARA PROCEDER COM A ANÁLISE, FUNDAMENTOU-SE NAS IDEIAS DEFENDIDAS POR CAVALCANTE (2013-2016), MARCUSCHI (2017), COSTA VAL (2019), KOCH (2014) DENTRE OUTROS AUTORES. VERIFICOU-SE, COM A ANÁLISE, QUE OS SUBTIPOS DE ANÁFORA QUE DEMANDAM UMA OPERAÇÃO MAIS BÁSICA SÃO AS QUE APRESENTAM MAIORES OCORRÊNCIAS NOS TEXTOS DOS ALUNOS, A EXEMPLO DA ANÁFORA CORREFERENCIAL CO-SIGNIFICATIVA, DA ANÁFORA CORREFERENCIAL RECATEGORIZADORA, RETOMADA POR MEIO DE EXPRESSÕES DEFINIDAS E A ANÁFORA NÃO-CO-SIGNIFICATIVA E NÃO RECATEGORIZADORA, RETOMADA POR PRONOMES PESSOAIS. ESSES RESULTADOS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE O PROFESSOR ANALISAR A PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCRITA A PARTIR DAS QUAIS ELE VAI ORGANIZAR A SUA PRÁTICA DOCENTE." 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. 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