ABORDAMOS NESTE TEXTO UM ESTUDO SOBRE A DIFICULDADE DE MEMORIZAÇÃO NA PRÁTICA DA DANÇA DESENVOLVIDO A PARTIR DO PROGRAMA DE APOIO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, TENDO RECEBIDO APOIO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS, OBJETIVANDO ENTENDER O PROCESSO DE MEMORIZAÇÃO VISANDO AVALIAR POSSÍVEIS RAZÕES PARA A DIFICULDADE EM MEMORIZAR SEQUÊNCIAS E EXECUÇÃO DE PASSOS, BUSCAR E APONTAR POSSÍVEIS SOLUÇÕES PEDAGÓGICAS PARA ESSA DIFICULDADE. PODE-SE DIZER QUE A MEMÓRIA É FATOR FUNDAMENTAL, POIS SEM ELA TERÍAMOS PROBLEMAS DE PERCEPÇÃO E É ELA QUEM ASSEGURA NOSSA IDENTIDADE SOCIAL, UMA VEZ QUE A MEMÓRIA NOS PERMITE GUARDAR HISTÓRIAS CULTURAIS E FAMILIARES QUE CONSTITUEM A IDENTIDADE DE UMA COMUNIDADE OU PESSOA. É POSSÍVEL PERCEBER A DIFICULDADE DE MEMORIZAÇÃO DESDE A EDUCAÇÃO BÁSICA, ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DE DISCIPLINAS COMO PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, ALÉM DE TANTAS OUTRAS MAIS. NO ENSINO DE DANÇA OCORRE ALGO SEMELHANTE. SABE-SE QUE ATÉ MESMO PARA IMPROVISAR UM BAILARINO PRECISA POSSUIR AMPLO REPERTÓRIO MOTOR E HABILIDADE DE CONEXÃO E REESTRUTURAÇÃO, E PARA RECORRER A ELES A MEMÓRIA SE FAZ IMPRESCINDÍVEL. O ESTUDO PROPOSTO CONTRIBUI PARA O ENSINO E PRÁTICA DA DANÇA, JÁ QUE A DIFICULDADE DE MEMORIZAÇÃO PROVOCA ALTERAÇÕES E MUDANÇAS INESPERADAS, DIFICULTANDO A ASSIMILAÇÃO DAS INFORMAÇÕES. O ESTUDO REALIZADO POSSIBILITOU COMPREENDER A ESTRUTURA E O FUNCIONAMENTO DA MEMÓRIA, DESTACAR MOTIVOS PRIMÁRIOS PARA A DIFICULDADE DE MEMORIZAÇÃO, BEM COMO POSSÍVEIS SOLUÇÕES, QUE EXTRAPOLAM A TRADICIONAL REPETIÇÃO IRREFLETIDA DE INFORMAÇÕES (A DECOREBA), DE MODO A CONTRIBUIR COM O APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA DANÇA.