O PRESENTE TRABALHO INVESTIGA, POR MEIO DE UM ESTUDO DE CASO, QUAIS OS ASPECTOS INTERFEREM OU CONTRIBUEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA SURDA, CURSANDO A 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE, LOCALIZADA NA CIDADE DE PAU DOS FERROS. COM O INTUITO DE IDENTIFICAR ELEMENTOS QUE ESTABELECEM OU NÃO A APRENDIZAGEM E A INCLUSÃO DA ALUNA SURDA NO ENSINO DE QUÍMICA NUMA TURMA REGULAR DO ENSINO MÉDIO, FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES IN LOCO E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURA COM O PROFESSOR REGENTE DA DISCIPLINA QUÍMICA E O PROFISSIONAL INTERPRETE DE LIBRAS, BEM COMO COM A ALUNA SURDA. OS RESULTADOS REVELARAM QUE O MAIOR OBSTÁCULO DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA PELA ALUNA SURDA ESTAR RELACIONADA AO FATO QUE O PROFESSOR NÃO TEM O CONHECIMENTO EM LIBRAS, SEGUIDA PELA AUSÊNCIA DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM LIBRAS E METODOLOGIAS QUE FAÇAM USO DE IMAGENS E, POR FIM, O INTERPRETE DE LIBRAS ENCONTRA DIFICULDADE DE ACOMPANHAR A ALUNA SURDA DURANTE AS AULAS DE QUÍMICA, POR POSSUIR LIMITAÇÕES QUANDO AO CONHECIMENTO DE SINAIS DE TERMINOLOGIAS QUÍMICAS. ASSIM, DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DAS ADEQUAÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS E METODOLOGIA DE ENSINO QUE ATENDAM AS PECULIARIDADES DESSA CATEGORIA DE ALUNADO, RESULTANDO EM UMA OPORTUNIDADE DE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ADEQUADA A CONSTRUÇÃO DE FORMAÇÃO CIDADÃ, ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL.