ASPECTOS QUE CONTRIBUEM E DIFICULTAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO DE ALUNOS SURDOS: UMA ANALISE NO OLHAR DO PROFESSOR, INTERPRETE DE LIBRAS E DO ALUNO.
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COM O INTUITO DE IDENTIFICAR ELEMENTOS QUE ESTABELECEM OU NÃO A APRENDIZAGEM E A INCLUSÃO DA ALUNA SURDA NO ENSINO DE QUÍMICA NUMA TURMA REGULAR DO ENSINO MÉDIO, FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES IN LOCO E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURA COM O PROFESSOR REGENTE DA DISCIPLINA QUÍMICA E O PROFISSIONAL INTERPRETE DE LIBRAS, BEM COMO COM A ALUNA SURDA. OS RESULTADOS REVELARAM QUE O MAIOR OBSTÁCULO DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA PELA ALUNA SURDA ESTAR RELACIONADA AO FATO QUE O PROFESSOR NÃO TEM O CONHECIMENTO EM LIBRAS, SEGUIDA PELA AUSÊNCIA DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM LIBRAS E METODOLOGIAS QUE FAÇAM USO DE IMAGENS E, POR FIM, O INTERPRETE DE LIBRAS ENCONTRA DIFICULDADE DE ACOMPANHAR A ALUNA SURDA DURANTE AS AULAS DE QUÍMICA, POR POSSUIR LIMITAÇÕES QUANDO AO CONHECIMENTO DE SINAIS DE TERMINOLOGIAS QUÍMICAS. 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. 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