O ARTIGO EM TELA FAZ PARTE DE UMA INCURSÃO PRELIMINAR E PROVISÓRIA NO OBJETO DE ESTUDO DE UM PROJETO DE PESQUISA INTITULADO “HERANÇA FAMILIAR E DESEMPENHO ESCOLAR: UMA INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA DOS ‘ALUNOS DESTAQUE’ DO IFMA – CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS”. O OBJETIVO ORIGINAL É ANALISAR O BOM DESEMPENHO ESCOLAR DE ALGUNS ESTUDANTES DO CAMPUS SUPRACITADO À LUZ DA TEORIA DA REPRODUÇÃO PROPOSTA POR BOURDIEU-PASSERON, BUSCANDO IDENTIFICAR E INTERPRETAR RELAÇÕES CAUSAIS SIGNIFICATIVAS ENTRE HERANÇA CULTURAL FAMILIAR E SUCESSO ESCOLAR. NESTE SENTIDO, A PROPOSTA DO PRESENTE ARTIGO PODE SER SINTETIZADA COMO UMA ESPÉCIE DE APROXIMAÇÃO COM O CAMPO, DESDOBRANDO-SE NUMA REFLEXÃO RELACIONADA AO PROBLEMA DE PESQUISA DO PROJETO MENCIONADO. PARA TANTO, UTILIZO-ME DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS AO LONGO DE QUASE QUATRO ANOS COMO PROFESSOR DO IFMA E DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NO INTERIOR DA INSTITUIÇÃO DURANTE ESSE TEMPO PARA EXPOR AQUI ALGUNS RESULTADOS DO QUE CHAMO DE EXERCÍCIO LIVRE DE INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA. PRELIMINARMENTE DESTACO A CRENÇA CORRENTE POR GRANDE PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR DE QUE A ESCOLA FUNCIONA COMO UM SISTEMA MERITOCRÁTICO, QUE PREMIA OS MAIS ESFORÇADOS E MAIS APTOS EXCLUSIVAMENTE PELO SEU DESEMPENHO. ADEMAIS, PERCEBO TAMBÉM UMA INCOMPREENSÃO POR PARTE DOS SUJEITOS DA CENA EDUCACIONAL ACERCA DOS MECANISMOS DE REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES DE CLASSE OPERADOS PELA ESCOLA. CONTRARIAMENTE AO QUE PENSA BOURDIEU-PASSERON SOBRE O SISTEMA DE ENSINO, VISUALIZO NA ESCOLA UM POTENCIAL DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, MAS QUE PASSA NECESSARIAMENTE PELA COMPREENSÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E TODA A COMUNIDADE ESCOLAR DE QUE ELA PODE JUSTIFICAR E LEGITIMAR AS DESIGUALDADES SOCIAIS.