O PRESENTE TRABALHO ABORDA A PROPOSTA DA FILOSOFIA PARA CRIANÇAS E SUA APLICAÇÃO NO ÂMBITO DA SALA DE AULA, DESDE A INFÂNCIA, CONDIÇÕES OU INSTRUMENTOS DO PENSAMENTO DENOMINADOS HABILIDADES COGNITIVAS, POR INTERMÉDIO DO DIÁLOGO INVESTIGATIVO, ALCANÇANDO AQUILO QUE LIPMAN CHAMOU DE PENSAR BEM, NÃO SOMENTE PENSAR BEM SOBRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, MAS, TAMBÉM, CONSTRUIR SIGNIFICADOS CULTURAIS. O PRESENTE ESTUDO ABORDA A TEMÁTICA: O AMBIENTE FILOSÓFICO E A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM FILOSOFIA PARA CRIANÇAS NA UEB HENRIQUE DE LA ROQUE ALMEIDA – SÃO LUÍS/MA. PARA ALCANÇARMOS ESSA DIMENSÃO, OBJETIVAMOS COMPREENDER QUE CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA MATERIALIZADAS EM FORMA DE TEMAS TRANSVERSAIS A ESCOLA QUE SERÁ INVESTIGADA POSSUI; ASSIM COMO, APREENDER COMO A UNIDADE DE EDUCAÇÃO
BÁSICA HENRIQUE DE LA ROQUE ALMEIDA ARTICULA CRIANÇA E ENSINO DE FILOSOFIA. SEGUINDO ESSA DELIMITAÇÃO, A PESQUISA CARACTERIZOU-SE COMO INTERVENÇÃO POR UTILIZAR PASSOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA-AÇÃO TENDO COMO DELIMITAÇÃO O ESPAÇO DA UEB HENRIQUE DE LA ROQUE ALMEIDA, NO 3º ANO DO
1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM: PROFESSORES, PAIS E ALUNOS. NESSE PERCURSO, DESENVOLVEMOS O REFERENCIAL TEÓRICO, FAZENDO A RELAÇÃO ENTRE A FILOSOFIA E A INFÂNCIA. PARA ENCAMINHAR A INTERVENÇÃO, TRAÇAMOS OS PASSOS METODOLÓGICOS PARA AS ANÁLISES E INTERPRETAÇÕES DOS SUJEITOS À LUZ DOS EIXOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS FIRMADOS AO LONGO DA MESMA. DITO ISSO, PERCEBEMOS QUE A FILOSOFIA É O ESPAÇO IDEAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS.