O DESAFIO DE VIVENCIAR AS HABILIDADES DEFINIDAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR É UMA PREOCUPAÇÃO DOS DOCENTES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ENSINO QUE PODE AUXILIAR OS PROFESSORES A SISTEMATIZAR SUAS AÇÕES E COLOCAR EM PRÁTICA O QUE FOI DEFINIDO NA BNCC E NO DOCUMENTO CURRICULAR DO RN. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, ATRAVÉS DE UMA PESQUISA-AÇÃO, ASSOCIAMOS TECNOLOGIA E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, INSPIRADOS EM MORAM (2015) DESLILE (2000) DEWEY (1950) ANTUNES (2003) ORGANIZOU-SE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE FOI APLICADA COM EDUCANDOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL FABRÍCIO MARANHÃO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PEDRO VELHO, RIO GRANDE DO NORTE. OS EDUCANDOS FORAM ESTIMULADOS A REALIZAR ATIVIDADES PARA APRESENTAR O QUE A SUA CIDADE TEM DE BELO, NO QUAL PARTICIPANDO ATIVAMENTE DESSE PROCESSO FOI CONTEMPLADO PELO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA, ESCRITA, E COMPREENSÃO DO GÊNERO TEXTUAL POESIA, INERENTES AO ANO EM QUESTÃO QUE CULMINOU COM A PRODUÇÃO DA EXPOSIÇÃO MINHA CIDADE TEM BELEZA E EM UM EBOOK NO QUAL FORAM ORGANIZADOS OS POEMAS PRODUZIDOS.