Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RPG NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA A APRENDIZAGEM DO SISTEMA ENDÓCRINO.

Palavra-chaves: METODOLOGIA ATIVA, JOGO, RPG, SISTEMA ENDÓCRINO, SISTEMA ENDÓCRINO Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A presente pesquisa está inserida na temática das metodologias ativas e tem com o seguinte problema: Como a aprendizagem baseada em jogos pode contribuir na apropriação de conteúdos sobre o Sistema Endócrino? Seu objetivo geral: Analisar a apropriação por parte dos alunos de um jogo de RPG (Role Playing Game) desenvolvido como atividade de apoio para o conteúdo de Sistema Endócrino. E os objetivos específicos: Adaptar os conteúdos de Sistema Endócrino à narrativa do RPG; propor a criação dos personagens pelos alunos; gerenciar a dinâmica do jogo; observar e registrar o desempenho dos alunos através do jogo; analisar a contribuição do RPG. Este estudo justifica-se pela escassez de materiais didáticos que motivem e engajem o aluno no processo de aprendizagem de conteúdos do Sistema Endócrino. E parte da premissa de que a ludicidade contribui para uma aprendizagem significativa, prazerosa e interativa. Através do RPG espera-se que os alunos desenvolvam maior autonomia na busca pelo conhecimento desenvolvendo pensamento crítico e reflexivo, além de estimular sua participação. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido com a metodologia Design Based Research, tendo como instrumentos de coleta de dados: diário de observações, questionários com avaliação dos alunos sobre o jogo e prova/teste. O público-alvo será composto por alunos do 8° ano de uma escola particular no município do Rio de Janeiro. Através dos resultados da pesquisa espera-se incentivar o uso de jogos no processo de aprendizagem no Ensino Fundamental, assim como contribuir com material didático sobre um conteúdo relevante para o público alvo da pesquisa

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