RPG NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA A APRENDIZAGEM DO SISTEMA ENDÓCRINO.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48982 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4633 "inscrito_id" => 11530 "titulo" => "RPG NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA A APRENDIZAGEM DO SISTEMA ENDÓCRINO." "resumo" => "A presente pesquisa está inserida na temática das metodologias ativas e tem com o seguinte problema: Como a aprendizagem baseada em jogos pode contribuir na apropriação de conteúdos sobre o Sistema Endócrino? Seu objetivo geral: Analisar a apropriação por parte dos alunos de um jogo de RPG (Role Playing Game) desenvolvido como atividade de apoio para o conteúdo de Sistema Endócrino. E os objetivos específicos: Adaptar os conteúdos de Sistema Endócrino à narrativa do RPG; propor a criação dos personagens pelos alunos; gerenciar a dinâmica do jogo; observar e registrar o desempenho dos alunos através do jogo; analisar a contribuição do RPG. Este estudo justifica-se pela escassez de materiais didáticos que motivem e engajem o aluno no processo de aprendizagem de conteúdos do Sistema Endócrino. E parte da premissa de que a ludicidade contribui para uma aprendizagem significativa, prazerosa e interativa. Através do RPG espera-se que os alunos desenvolvam maior autonomia na busca pelo conhecimento desenvolvendo pensamento crítico e reflexivo, além de estimular sua participação. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido com a metodologia Design Based Research, tendo como instrumentos de coleta de dados: diário de observações, questionários com avaliação dos alunos sobre o jogo e prova/teste. O público-alvo será composto por alunos do 8° ano de uma escola particular no município do Rio de Janeiro. Através dos resultados da pesquisa espera-se incentivar o uso de jogos no processo de aprendizagem no Ensino Fundamental, assim como contribuir com material didático sobre um conteúdo relevante para o público alvo da pesquisa" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "METODOLOGIA ATIVA, JOGO, RPG, SISTEMA ENDÓCRINO, SISTEMA ENDÓCRINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID11530_17092018233210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS BRAINER CONCEIÇÃO SILVA" "autor_nome_curto" => "THAÍS BRAINER CONCEIÇÃO SILVA" "autor_email" => "thaisbrainer@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48982 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4633 "inscrito_id" => 11530 "titulo" => "RPG NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA A APRENDIZAGEM DO SISTEMA ENDÓCRINO." "resumo" => "A presente pesquisa está inserida na temática das metodologias ativas e tem com o seguinte problema: Como a aprendizagem baseada em jogos pode contribuir na apropriação de conteúdos sobre o Sistema Endócrino? Seu objetivo geral: Analisar a apropriação por parte dos alunos de um jogo de RPG (Role Playing Game) desenvolvido como atividade de apoio para o conteúdo de Sistema Endócrino. E os objetivos específicos: Adaptar os conteúdos de Sistema Endócrino à narrativa do RPG; propor a criação dos personagens pelos alunos; gerenciar a dinâmica do jogo; observar e registrar o desempenho dos alunos através do jogo; analisar a contribuição do RPG. Este estudo justifica-se pela escassez de materiais didáticos que motivem e engajem o aluno no processo de aprendizagem de conteúdos do Sistema Endócrino. E parte da premissa de que a ludicidade contribui para uma aprendizagem significativa, prazerosa e interativa. Através do RPG espera-se que os alunos desenvolvam maior autonomia na busca pelo conhecimento desenvolvendo pensamento crítico e reflexivo, além de estimular sua participação. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido com a metodologia Design Based Research, tendo como instrumentos de coleta de dados: diário de observações, questionários com avaliação dos alunos sobre o jogo e prova/teste. O público-alvo será composto por alunos do 8° ano de uma escola particular no município do Rio de Janeiro. Através dos resultados da pesquisa espera-se incentivar o uso de jogos no processo de aprendizagem no Ensino Fundamental, assim como contribuir com material didático sobre um conteúdo relevante para o público alvo da pesquisa" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "METODOLOGIA ATIVA, JOGO, RPG, SISTEMA ENDÓCRINO, SISTEMA ENDÓCRINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID11530_17092018233210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS BRAINER CONCEIÇÃO SILVA" "autor_nome_curto" => "THAÍS BRAINER CONCEIÇÃO SILVA" "autor_email" => "thaisbrainer@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }