Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATLETAS DO NORDESTE DA BOCHA PARALÍMPICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO FÍSICA, BOCHA PARALÍMPICA Comunicação Oral (CO) GT 10. Educação Especial
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Em sua grande maioria, as pessoas com deficiência encontram grandes barreiras, sejam elas arquitetônicas ou atitudinais, para garantir seus direitos sociais. As pessoas com deficiências físicas severas tem essas barreiras ampliadas. A bocha paralímpica surge para atender as pessoas com paralisia cerebral severa e posteriormente outras deficiências com complicações motoras graves são inseridas na modalidade. As aulas de educação física na escola pode ser um fator fundamental no processo de garantir a efetividade desses direitos humanos e sociais, já que o esporte tem sido utilizado para melhorar a qualidade de vida das pessoas e suas condições biopsicossociais. Objetivos: Analisar as experiências dos atletas da bocha paralímpica do nordeste nas aulas de educação física no período escolar. Metodologia: Estudo transversal de amostra por conveniência, para análise descritiva qualitativa dos atletas participantes do Campeonato Nordeste de Bocha Paralímpica. A amostra foi de 57 atletas com idade média de 26,3 anos. Foi utilizado questionário que objetivava colher dados sobre as experiências na educação física escolar dos atletas. Resultados: Dos entrevistados 58,9% são do sexo masculino, 40,4% são atletas do RN, 33,3% tem o ensino médio incompleto, 80,2% estudaram em escolas públicas, 68,4% não participava das aulas de educação física, 54,4% informaram que as aulas de educação física não favoreciam o processo de inclusão, 70,2% não tiveram contato com o esporte na escola, 50,9% relataram que a educação física teve nenhuma importância na sua formação. Conclusão: Apesar das grandes possibilidades da inclusão nas aulas de educação física, para essa amostra a sistematização do conteúdo deste componente curricular dentro da escola não favoreceu transformações significativas nestes indivíduos.

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