Este trabalho estuda a importância da Literatura infantil para a construção de identidade étnico-racial da criança negra, trazendo um breve histórico sobre este jovem gênero literário, fazendo uma discussão acerca dos caminhos possíveis para uma construção indenitária: trata-se da Literatura afro-brasileira, a tradição oral africana e o papel da linguagem iconográfica no tocante ao processo de interação da criança com a literatura e com o sentimento de pertencimento desta em relação ao seu grupo étnico racial. Apresenta também os resultados de um estudo de caso com alunos negros da Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Parnaíba - Piauí. O objetivo principal foi levantar as representações e reações diante de histórias que trazem narrativas e ilustrações positivas do negro especialmente, sobre a identidade étnico-racial. Para tanto foi desenvolvido um estudo de caso na Escola Municipal Plautila Lopes do Nascimento, onde foram usadas técnicas de coletas de dados como observação, entrevista e oficina de contação de histórias. O referido estudo corrobora para um processo de construção de identidade de alunos negros onde impera a falta de informações, não apenas por parte do ensino formal, do aluno negro quando o assunto é a sua história, o que colabora para a não-aceitação de si mesmo e em decorrência disso, compromete a sua relação com o outro e com o mundo que o rodeia.