Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PRESENTES EM PESQUISAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA EM ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA BOLEMA

Palavra-chaves: MODELAGEM MATEMÁTICA, TEÓRICO-METODOLÓGICO, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47511
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1470
    "inscrito_id" => 9585
    "titulo" => "FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PRESENTES EM PESQUISAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA EM ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA BOLEMA"
    "resumo" => "Neste artigo procuramos responder ao seguinte questionamento: Que fundamentos teóricos e metodológicos sustentam as análises dos artigos sobre Modelagem Matemática publicados na revista BOLEMA online no período de 1988 a 2017? Para isto, buscamos analisar estes artigos à luz do Esquema Paradigmático de Sánchez Gamboa (1998) e Gamboa (2006). Foram identificados trinta e nove trabalhos que tinham o termo “Modelagem Matemática” em seus títulos, sendo que destes, vinte e nove eram artigos que foram efetivamente estudados para se responder ao questionamento inicial. Além de responder ao problema proposto, este estudo buscou compreender os pressupostos epistemológicos presentes nos trabalhos, assim como verificar os estudiosos da Modelagem Matemática que mais foram citados nos artigos. Com as informações obtidas nesta pesquisa foi possível extrair as principais concepções de Modelagem presentes nos artigos, bem como apresentar as possíveis tendências na construção destes artigos no período de 1988 a 2017. A pesquisa foi bibliográfica com uma abordagem qualitativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, TEÓRICO-METODOLÓGICO, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID9585_06092018105550.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL SANTOS DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL S. CARVALHO"
    "autor_email" => "daniel.carvalho@ifma.edu."
    "autor_ies" => "REAMEC - IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47511
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1470
    "inscrito_id" => 9585
    "titulo" => "FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PRESENTES EM PESQUISAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA EM ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA BOLEMA"
    "resumo" => "Neste artigo procuramos responder ao seguinte questionamento: Que fundamentos teóricos e metodológicos sustentam as análises dos artigos sobre Modelagem Matemática publicados na revista BOLEMA online no período de 1988 a 2017? Para isto, buscamos analisar estes artigos à luz do Esquema Paradigmático de Sánchez Gamboa (1998) e Gamboa (2006). Foram identificados trinta e nove trabalhos que tinham o termo “Modelagem Matemática” em seus títulos, sendo que destes, vinte e nove eram artigos que foram efetivamente estudados para se responder ao questionamento inicial. Além de responder ao problema proposto, este estudo buscou compreender os pressupostos epistemológicos presentes nos trabalhos, assim como verificar os estudiosos da Modelagem Matemática que mais foram citados nos artigos. Com as informações obtidas nesta pesquisa foi possível extrair as principais concepções de Modelagem presentes nos artigos, bem como apresentar as possíveis tendências na construção destes artigos no período de 1988 a 2017. A pesquisa foi bibliográfica com uma abordagem qualitativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, TEÓRICO-METODOLÓGICO, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID9585_06092018105550.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL SANTOS DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL S. CARVALHO"
    "autor_email" => "daniel.carvalho@ifma.edu."
    "autor_ies" => "REAMEC - IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Neste artigo procuramos responder ao seguinte questionamento: Que fundamentos teóricos e metodológicos sustentam as análises dos artigos sobre Modelagem Matemática publicados na revista BOLEMA online no período de 1988 a 2017? Para isto, buscamos analisar estes artigos à luz do Esquema Paradigmático de Sánchez Gamboa (1998) e Gamboa (2006). Foram identificados trinta e nove trabalhos que tinham o termo “Modelagem Matemática” em seus títulos, sendo que destes, vinte e nove eram artigos que foram efetivamente estudados para se responder ao questionamento inicial. Além de responder ao problema proposto, este estudo buscou compreender os pressupostos epistemológicos presentes nos trabalhos, assim como verificar os estudiosos da Modelagem Matemática que mais foram citados nos artigos. Com as informações obtidas nesta pesquisa foi possível extrair as principais concepções de Modelagem presentes nos artigos, bem como apresentar as possíveis tendências na construção destes artigos no período de 1988 a 2017. A pesquisa foi bibliográfica com uma abordagem qualitativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.