É importante dizer que a Educação Física escolar pode planejar e sistematizar situações de ensino e aprendizagem que favoreçam aos alunos o acesso aos conhecimentos práticos e conceituais. Para tanto, faz-se necessário transformar a ênfase na aptidão física e no rendimento padronizado que caracteriza a Educação Física, em detrimento de uma concepção mais abrangente, que possa tornar efetivo as dimensões envolvidas em cada prática corporal, relacionando-as as questões de gênero e sexualidade. Assim, pensamos em uma metodologia de intervenção anti discriminação, que pode ser adotadas pelo professor de Educação Física, que possa quebrar os paradigmas e estereótipos, segundo padrões socialmente determinados ao gênero feminino e masculino. Baseados em tais colocações citadas anteriormente, desenvolvemos o projeto Fitness Dance and Music: Uma Proposta de Aprender e Ensinar sobre Sexualidade e Gênero na Escola, que trata a dança, como conteúdo principal para trabalhar a temática em questão. Esta proposta, tem como objetivo, promover a educação integral dos adolescente da Escola Estadual de Ensino Médio Dom José Elias Chaves, no município de Pacajá – Pa e, portanto, desenvolver uma educação em valores, respeito e tolerância, pois é uma exigência da sociedade atual e globalizada, marcada por várias mudanças tecnológicas, de um novo paradigma no cenário político, cultural, educacional e social