Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MOVIMENTOS NECESSÁRIOS À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MG

Palavra-chaves: IDENTIDADE, COORDENADOR PEDAGÓGICO, REFLEXÃO Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47895
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1111
    "inscrito_id" => 9266
    "titulo" => "MOVIMENTOS NECESSÁRIOS À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MG"
    "resumo" => """
      Este estudo tem como finalidade delinear o perfil do coordenador pedagógico da rede municipal de ensino de Uberaba como matéria que possa permear novas discussões em outros contextos escolares que se assemelham a referida realidade mineira e na comunhão de sucessos e fragilidades constituir uma política de reflexões, ações e avanços necessários à sua identidade no contexto histórico contemporâneo. Utilizamos como técnica de investigação qualitativa o grupo focal, uma metodologia de pesquisa que coleta dados por meio das interações grupais. Tivemos como objetivo reunir informações no intuito de avaliar opiniões, atitudes, experiências e perspectivas futuras dos pedagogos em seu fazer cotidiano nas diferentes unidades escolares, acompanhadas pela Secretaria Municipal de Educação de Uberaba. Partimos da elaboração do roteiro de treze questões que priorizaram a construção da identidade do coordenador, seu espaço de atuação, os desafios da prática cotidiana, as fragilidades que tiram o foco de seu trabalho pedagógico, as formas de organização/estruturação e teorização de sua prática e seu papel na gestão da sala de aula e dos resultados da unidade escolar. Contudo, a primeira fase de nosso estudo consistiu na organização e desenvolvimento dos trabalhos com os grupos focais. No segundo momento ampliamos a análise junto aos assessores pedagógicos, que compõem a Seção de Ensino Fundamental, e se ocuparam em emitir pareceres sobre os dados/informações descritas na realização dos grupos focais. E no terceiro momento centramos na perspectiva de revelar os sentidos e significados obtidos na análise de toda a produção escrita para elaboração desse artigo.\r\n
       \r\n
      Palavras-chave: identidade, coordenador pedagógico, reflexão.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE, COORDENADOR PEDAGÓGICO, REFLEXÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID9266_31082018213339.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA TERESA TEIXEIRA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anatnunes@uberabadigital."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47895
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1111
    "inscrito_id" => 9266
    "titulo" => "MOVIMENTOS NECESSÁRIOS À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MG"
    "resumo" => """
      Este estudo tem como finalidade delinear o perfil do coordenador pedagógico da rede municipal de ensino de Uberaba como matéria que possa permear novas discussões em outros contextos escolares que se assemelham a referida realidade mineira e na comunhão de sucessos e fragilidades constituir uma política de reflexões, ações e avanços necessários à sua identidade no contexto histórico contemporâneo. Utilizamos como técnica de investigação qualitativa o grupo focal, uma metodologia de pesquisa que coleta dados por meio das interações grupais. Tivemos como objetivo reunir informações no intuito de avaliar opiniões, atitudes, experiências e perspectivas futuras dos pedagogos em seu fazer cotidiano nas diferentes unidades escolares, acompanhadas pela Secretaria Municipal de Educação de Uberaba. Partimos da elaboração do roteiro de treze questões que priorizaram a construção da identidade do coordenador, seu espaço de atuação, os desafios da prática cotidiana, as fragilidades que tiram o foco de seu trabalho pedagógico, as formas de organização/estruturação e teorização de sua prática e seu papel na gestão da sala de aula e dos resultados da unidade escolar. Contudo, a primeira fase de nosso estudo consistiu na organização e desenvolvimento dos trabalhos com os grupos focais. No segundo momento ampliamos a análise junto aos assessores pedagógicos, que compõem a Seção de Ensino Fundamental, e se ocuparam em emitir pareceres sobre os dados/informações descritas na realização dos grupos focais. E no terceiro momento centramos na perspectiva de revelar os sentidos e significados obtidos na análise de toda a produção escrita para elaboração desse artigo.\r\n
       \r\n
      Palavras-chave: identidade, coordenador pedagógico, reflexão.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE, COORDENADOR PEDAGÓGICO, REFLEXÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID9266_31082018213339.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA TERESA TEIXEIRA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anatnunes@uberabadigital."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este estudo tem como finalidade delinear o perfil do coordenador pedagógico da rede municipal de ensino de Uberaba como matéria que possa permear novas discussões em outros contextos escolares que se assemelham a referida realidade mineira e na comunhão de sucessos e fragilidades constituir uma política de reflexões, ações e avanços necessários à sua identidade no contexto histórico contemporâneo. Utilizamos como técnica de investigação qualitativa o grupo focal, uma metodologia de pesquisa que coleta dados por meio das interações grupais. Tivemos como objetivo reunir informações no intuito de avaliar opiniões, atitudes, experiências e perspectivas futuras dos pedagogos em seu fazer cotidiano nas diferentes unidades escolares, acompanhadas pela Secretaria Municipal de Educação de Uberaba. Partimos da elaboração do roteiro de treze questões que priorizaram a construção da identidade do coordenador, seu espaço de atuação, os desafios da prática cotidiana, as fragilidades que tiram o foco de seu trabalho pedagógico, as formas de organização/estruturação e teorização de sua prática e seu papel na gestão da sala de aula e dos resultados da unidade escolar. Contudo, a primeira fase de nosso estudo consistiu na organização e desenvolvimento dos trabalhos com os grupos focais. No segundo momento ampliamos a análise junto aos assessores pedagógicos, que compõem a Seção de Ensino Fundamental, e se ocuparam em emitir pareceres sobre os dados/informações descritas na realização dos grupos focais. E no terceiro momento centramos na perspectiva de revelar os sentidos e significados obtidos na análise de toda a produção escrita para elaboração desse artigo. Palavras-chave: identidade, coordenador pedagógico, reflexão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.