Este estudo tem como finalidade delinear o perfil do coordenador pedagógico da rede municipal de ensino de Uberaba como matéria que possa permear novas discussões em outros contextos escolares que se assemelham a referida realidade mineira e na comunhão de sucessos e fragilidades constituir uma política de reflexões, ações e avanços necessários à sua identidade no contexto histórico contemporâneo. Utilizamos como técnica de investigação qualitativa o grupo focal, uma metodologia de pesquisa que coleta dados por meio das interações grupais. Tivemos como objetivo reunir informações no intuito de avaliar opiniões, atitudes, experiências e perspectivas futuras dos pedagogos em seu fazer cotidiano nas diferentes unidades escolares, acompanhadas pela Secretaria Municipal de Educação de Uberaba. Partimos da elaboração do roteiro de treze questões que priorizaram a construção da identidade do coordenador, seu espaço de atuação, os desafios da prática cotidiana, as fragilidades que tiram o foco de seu trabalho pedagógico, as formas de organização/estruturação e teorização de sua prática e seu papel na gestão da sala de aula e dos resultados da unidade escolar. Contudo, a primeira fase de nosso estudo consistiu na organização e desenvolvimento dos trabalhos com os grupos focais. No segundo momento ampliamos a análise junto aos assessores pedagógicos, que compõem a Seção de Ensino Fundamental, e se ocuparam em emitir pareceres sobre os dados/informações descritas na realização dos grupos focais. E no terceiro momento centramos na perspectiva de revelar os sentidos e significados obtidos na análise de toda a produção escrita para elaboração desse artigo.
Palavras-chave: identidade, coordenador pedagógico, reflexão.