O artigo se insere no debate sobre interdisciplinaridade e paradidáticos. Trata-se de uma questão atual que figura como uma solução para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem na educação básica. O uso do paradidático em sala de aula é vista como um recurso didático que impulsionar o ensino e dar mais significância a aprendizagem dos alunos, a partir do momento que consegue quebrar as barreiras da disciplinaridade, integrando os conteúdos escolares e o cotidiano dos alunos. A discussão proposta pauta-se em uma exitosa experiencia desenvolvida como projeto de extensão na Escola São Vicente de Paula e no campus do IFSERTÃO, ambos localizados na cidade de Ouricuri (PE), nas quais foram trabalhados os livros paradidáticos “Mistérios em Verdejantes”, de Severino Rodrigues, e “Estação Brasil”, de Domingos Pellegrini. O projeto foi desenvolvimento em conjunto com as disciplinas Geografia, Literatura, Biologia, Química e Português. Envolveu além da leitura individual dos livros, pelos alunos, palestra, apresentações e produção de alimentos e objetos. Os resultados alcançados foram positivos e permitiram comprovar o estimulo produzido pelo uso do livro paradidático no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.