O presente estudo caracteriza-se como uma incursão inicial e visa contribuir para a recomposição da História do Ensino Profissionalizante em Alagoas por meio de pesquisa bibliográfica e documental sobre a Escola de Aprendizes Artífices de Alagoas (1909-1937). Essa investigação tem nos revelado alguns indícios importantes sobre o modelo de educação no interior da instituição, bem como a respeito de sua cultura institucional, as práticas de ensino, o tipo de currículo adotado pela instituição e o estereótipo de aluno e futuro homem que se queria formar para então nascente República. Além disso, busca-se conhecer elementos que particularizam a trajetória histórica da instituição em Alagoas, contribuindo para aprimorarmos a compreensão sobre a constituição do ensino técnico no Brasil e, especificamente, em Alagoas. A pesquisa encontra-se estruturada a partir da contextualização socioeducacional, econômica e política do período em que surgiram as escolas profissionalizantes no país, num enfoque historiográfico que considera a pluridimensionalidade da instituição educativa em foco, o que não significa descrevê-la laudatoriamente, mas explicá-la e integrá-la em uma realidade mais ampla, que é o seu próprio sistema educativo. Para alcançar os objetivos traçados, esta sendo realizado um levantamento de fontes documentais oficiais, como leis, portarias, decretos, atas e relatórios; além de revisão bibliográfica, a partir de produções que nos indicam elementos significativos a respeito da história da educação e da história da educação profissional alagoana e brasileira.