Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ INÁCIO CAVALCANTI DA SILVA

Palavra-chaves: IMPORTÂNCIA DAS TICS, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
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      RESUMO\r\n
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      A presença das tecnologias e seus recursos midiáticos, requer das instituições de ensino e do professor novas posturas frente ao processo de ensino e aprendizagem. Em especial na educação, visando o ensino de Língua Portuguesa, o uso de qualquer recurso tecnológico exige mudança na prática docente, proporcionando experiências significativas para os alunos, além de inovar com as metodologias de ensino, beneficiando todos os envolvidos no processo. É comum falar em  utilização de novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem. Entretanto, na ambiência escolar, nem sempre essa prática é concretizada.\r\n
      O presente trabalho propõe a reflexão sobre as TICS aplicadas pelos professores da Escola Municipal José Inácio Cavalcanti da Silva, as dificuldades de introdução dessas mídias e sobretudo o aspecto de melhorias vislumbrando o ensino de Língua Portuguesa. \r\n
      Diante das proposições, investigou-se o uso das TICS no trabalho pedagógico dos professores levando em consideração as dificuldades que enfrentam com relação ao uso desse instrumental e sua  importância como metodologia de ensino visando uma aprendizagem mais substancial na disciplina de LP. Essas informações  adquiridas por meio de pesquisas de campo,  subsidiaram a utilização de recursos existentes e o que determina a não utilização desse aparato na prática pedagógica.  \r\n
      Com base nos resultados obtidos, verificou-se que é preciso um maior desdobramento por parte dos envolvidos na melhoria da qualidade nesse nível de ensino, como: a introdução de novas tecnologias, a formação e conscientização de professores e gestores sobre a utilização de tais recursos, e ainda a aquisição desses equipamentos pelos  órgãos competentes.\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

RESUMO A presença das tecnologias e seus recursos midiáticos, requer das instituições de ensino e do professor novas posturas frente ao processo de ensino e aprendizagem. Em especial na educação, visando o ensino de Língua Portuguesa, o uso de qualquer recurso tecnológico exige mudança na prática docente, proporcionando experiências significativas para os alunos, além de inovar com as metodologias de ensino, beneficiando todos os envolvidos no processo. É comum falar em utilização de novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem. Entretanto, na ambiência escolar, nem sempre essa prática é concretizada. O presente trabalho propõe a reflexão sobre as TICS aplicadas pelos professores da Escola Municipal José Inácio Cavalcanti da Silva, as dificuldades de introdução dessas mídias e sobretudo o aspecto de melhorias vislumbrando o ensino de Língua Portuguesa. Diante das proposições, investigou-se o uso das TICS no trabalho pedagógico dos professores levando em consideração as dificuldades que enfrentam com relação ao uso desse instrumental e sua importância como metodologia de ensino visando uma aprendizagem mais substancial na disciplina de LP. Essas informações adquiridas por meio de pesquisas de campo, subsidiaram a utilização de recursos existentes e o que determina a não utilização desse aparato na prática pedagógica. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que é preciso um maior desdobramento por parte dos envolvidos na melhoria da qualidade nesse nível de ensino, como: a introdução de novas tecnologias, a formação e conscientização de professores e gestores sobre a utilização de tais recursos, e ainda a aquisição desses equipamentos pelos órgãos competentes. .

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