RESUMO
A presença das tecnologias e seus recursos midiáticos, requer das instituições de ensino e do professor novas posturas frente ao processo de ensino e aprendizagem. Em especial na educação, visando o ensino de Língua Portuguesa, o uso de qualquer recurso tecnológico exige mudança na prática docente, proporcionando experiências significativas para os alunos, além de inovar com as metodologias de ensino, beneficiando todos os envolvidos no processo. É comum falar em utilização de novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem. Entretanto, na ambiência escolar, nem sempre essa prática é concretizada.
O presente trabalho propõe a reflexão sobre as TICS aplicadas pelos professores da Escola Municipal José Inácio Cavalcanti da Silva, as dificuldades de introdução dessas mídias e sobretudo o aspecto de melhorias vislumbrando o ensino de Língua Portuguesa.
Diante das proposições, investigou-se o uso das TICS no trabalho pedagógico dos professores levando em consideração as dificuldades que enfrentam com relação ao uso desse instrumental e sua importância como metodologia de ensino visando uma aprendizagem mais substancial na disciplina de LP. Essas informações adquiridas por meio de pesquisas de campo, subsidiaram a utilização de recursos existentes e o que determina a não utilização desse aparato na prática pedagógica.
Com base nos resultados obtidos, verificou-se que é preciso um maior desdobramento por parte dos envolvidos na melhoria da qualidade nesse nível de ensino, como: a introdução de novas tecnologias, a formação e conscientização de professores e gestores sobre a utilização de tais recursos, e ainda a aquisição desses equipamentos pelos órgãos competentes.
.