Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMUNICANDO SABERES: O ENSINO DE HISTÓRIA ALIADO AO ENSINO DE ARTE NA CONSECUÇÃO DE UMA MELHOR APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: RENASCIMENTO, PENSAMENTO, PINTURA, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 03. História da Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46731
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 639
    "inscrito_id" => 7820
    "titulo" => "COMUNICANDO SABERES: O ENSINO DE HISTÓRIA ALIADO AO ENSINO DE ARTE NA CONSECUÇÃO DE UMA MELHOR APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O referido trabalho levanta uma abordagem sobre o projeto intitulado “aula inovadora”, executado na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Henrique Lima, situada em Rio Branco/AC e tem como objetivo apresentar os procedimentos metodológicos utilizados em sala de aula, no 1º ano do Ensino Médio da escola já mencionada, onde foram discutidas as principais características do pensamento renascentista. O intuito de uma inovação metodológica foi adotado para caracterizar a importância do processo de surgimento do Renascimento na Europa, dada à devida importância que as artes, de modo geral, tiveram neste período de transição no campo do pensamento. Buscando a melhor forma para dialogar com os alunos, foi utilizado o artifício da exposição através da projeção de pinturas de artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli e Rafael Sanzio; como principal instrumento pedagógico, tendo como principais fontes de embasamento a obra “Descobrimentos e Renascimento” de Janice Theodoro (1997) e “A Idade Média: nascimento do Ocidente” de Hilário Franco (2001). O que se espera como resultado é que os alunos consigam identificar quais são as principais características do pensamento renascentista que as pinturas da época retratam, além de proporcionar ao bolsista ID a oportunidade de inovar no fazer docente na área de História."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03. História da Educação"
    "palavra_chave" => "RENASCIMENTO, PENSAMENTO, PINTURA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID7820_15082018122427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYANA RAMOS DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "NAYANA RAMOS"
    "autor_email" => "nayanalima.21@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46731
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 639
    "inscrito_id" => 7820
    "titulo" => "COMUNICANDO SABERES: O ENSINO DE HISTÓRIA ALIADO AO ENSINO DE ARTE NA CONSECUÇÃO DE UMA MELHOR APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O referido trabalho levanta uma abordagem sobre o projeto intitulado “aula inovadora”, executado na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Henrique Lima, situada em Rio Branco/AC e tem como objetivo apresentar os procedimentos metodológicos utilizados em sala de aula, no 1º ano do Ensino Médio da escola já mencionada, onde foram discutidas as principais características do pensamento renascentista. O intuito de uma inovação metodológica foi adotado para caracterizar a importância do processo de surgimento do Renascimento na Europa, dada à devida importância que as artes, de modo geral, tiveram neste período de transição no campo do pensamento. Buscando a melhor forma para dialogar com os alunos, foi utilizado o artifício da exposição através da projeção de pinturas de artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli e Rafael Sanzio; como principal instrumento pedagógico, tendo como principais fontes de embasamento a obra “Descobrimentos e Renascimento” de Janice Theodoro (1997) e “A Idade Média: nascimento do Ocidente” de Hilário Franco (2001). O que se espera como resultado é que os alunos consigam identificar quais são as principais características do pensamento renascentista que as pinturas da época retratam, além de proporcionar ao bolsista ID a oportunidade de inovar no fazer docente na área de História."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03. História da Educação"
    "palavra_chave" => "RENASCIMENTO, PENSAMENTO, PINTURA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID7820_15082018122427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYANA RAMOS DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "NAYANA RAMOS"
    "autor_email" => "nayanalima.21@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O referido trabalho levanta uma abordagem sobre o projeto intitulado “aula inovadora”, executado na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Henrique Lima, situada em Rio Branco/AC e tem como objetivo apresentar os procedimentos metodológicos utilizados em sala de aula, no 1º ano do Ensino Médio da escola já mencionada, onde foram discutidas as principais características do pensamento renascentista. O intuito de uma inovação metodológica foi adotado para caracterizar a importância do processo de surgimento do Renascimento na Europa, dada à devida importância que as artes, de modo geral, tiveram neste período de transição no campo do pensamento. Buscando a melhor forma para dialogar com os alunos, foi utilizado o artifício da exposição através da projeção de pinturas de artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli e Rafael Sanzio; como principal instrumento pedagógico, tendo como principais fontes de embasamento a obra “Descobrimentos e Renascimento” de Janice Theodoro (1997) e “A Idade Média: nascimento do Ocidente” de Hilário Franco (2001). O que se espera como resultado é que os alunos consigam identificar quais são as principais características do pensamento renascentista que as pinturas da época retratam, além de proporcionar ao bolsista ID a oportunidade de inovar no fazer docente na área de História.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.