SOUZA, Míria Helen Ferreira De. Leitura: tessituras da autoformação. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47741>. Acesso em: 04/11/2024 19:38
O artigo é um ensaio resultante da dissertação Literatura e formação humana: nas entrelinhas das obras infantis de Clarice Lispector, apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação/POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. O objetivo é relatar a análise da mediação da docente, sujeito da pesquisa, frente à leitura enquanto possibilidade de autoformação humana. Ler é uma atitude que possibilita a colisão entre o prazer e a magia, o encanto e a realidade. O panorama da leitura no Brasil indica que não somos um país leitor. A docência necessita investir em práticas leitoras que submetam a constituição de um aluno leitor sempre a se fazer. Ler é autoformar-se.