A química é uma ciência que está sempre presente na sociedade, em medicamentos e tratamentos médicos, na alimentação, combustíveis, meio ambiente, nas consequências para a economia e assim por diante. O professor, então, precisa abordar em sala de aula as informações químicas fundamentais que forneçam uma base para o aluno participar nas decisões da sociedade, e ter noção clara dos efeitos de suas decisões. A utilização de atividades experimentais em laboratórios é uma ferramenta que auxilia na construção de conceitos. Objetivou-se averiguar a importância da experimentação no ensino escolar da Química no Ensino Médio para que a produção do conhecimento dentro desta área aconteça de maneira mais construtiva e reflexiva. Influenciando uma aula prática e teórica de forma contextualizada e problematizadora no ensino de química, com alunos do ensino médio do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) da cidade de Bananeiras-PB. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos, sendo eles: um pré-teste avaliativo, aula experimental, aula teórica e pós-teste avaliativo. A aula extração de cafeína através da prática contextualizada contribuiu para despertar nos alunos o interesse pela a química. A experimentação contextualizada é fundamental no ensino de química, pois os educandos se tornam ativo e participativo, contribuindo significativamente na sua aprendizagem. Os resultados obtidos no pré e pós teste avaliativo certificam que a aula prática contextualizada é indispensável no ensino de química, uma vez que demonstra uma forte influência na aprendizagem dos alunos, facilitando e tornando mais prazerosa a aquisição do conhecimento.