Este estudo buscou identificar possíveis causas e consequências como indicadores de desempenho pedagógico do professor em relação à retenção. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem quantitativa e qualitativa, delimitada a 20 alunos concluintes do curso de graduação de Ciências Contábeis da UFPB. A coleta de dados limitou-se à literatura para a contextualização e identificação de possíveis causas e consequências do fenômeno de retenção e a pesquisa de campo realizou-se por meio de entrevista semi-estruturada. Alinhada a análise de conteúdo, a fórmula utilizada para o cálculo das frequências se deu a partir da identificação das categorias e subcategorias conforme aborda Bardim (2011). Os resultados das subcategorias apontam que os principais indicadores relacionados ao desempenho pedagógico dos professores de Contabilidade em relação a retenção, apresenta um índice de 29,1%. Esses indicadores foram percebidos pelos alunos e classificados como: falta de alinhamento aluno x professor/professor x aluno - dessa forma percebe-se que na análise dos conteúdos das entrevistas, os alunos apresentaram dificuldades de acompanhar a didática do professor, divergência nos conteúdos abordados em sala em relação aos conteúdos aplicados nas avaliações, desavenças com professores por não concordar com a metodologia aplicada, entre outras.