O ensino de ciências em nível fundamental apresenta-se de forma essencial para a formação do pensamento critico humano, pois trabalhar a educação atrelada aos dias atuais, os quais envolve problemáticas acerca do meio ambiente, fato este de grande destaque nos dias atuais e que devem ser dialogados com os alunos no ambiente escolar. Dessa forma o presente trabalho procurou abordar em campo e em sala de aula o uso de hortas para aplicação prática no ensino de ciências, aplicação esta que trata da reeducação alimentar, importância dos vegetais, do cuidado e do preparo do solo, importância de uma alimentação saudável e do cuidado com o meio ambiente escolar. O mesmo teve como objetivo a implantação de uma horta na Escola U. I. Professor Arlindo Fernandes de Oliveira, onde foram trabalhados temas interdisciplinares e transversais referentes aos conteúdos de ciências. O trabalho foi desenvolvido nos canteiros presente na escola, onde foram realizados processos de limpeza, adubação, irrigação do solo, plantio e oficinas lúdicas acerca da horta e sua importância para uma boa alimentação e para a escola. O projeto desenvolvido apresentou-se de forma satisfatória tanto para os acadêmicos que desenvolveram o projeto durante o estágio supervisionado I quanto para as turmas selecionadas, as quais aprenderam sobre a importância da horta e sua implantação, aplicação prática de tudo que foi ensinado em sala, contribuindo dessa forma com a escola que oferece recurso para o desenvolvimento de trabalhos como esse e para o seu próprio aprendizado