Este tem como objetivo analisar e descrever como a didática através da Arte vem mediar o aprendizado das crianças com necessidades educacionais especiais, principalmente nas práticas que estão relacionados a dança e o artesanato, mostrar a importância da Arte para o processo cognitivo de crianças com necessidades educacionais especiais numa escola Filantrópica. Para desenvolver esta pesquisa escolhemos 15 crianças do Ensino Fundamental. Utilizamos como método de procedimento a pesquisa-ação. A motivação para este trabalho surgiu das práxis enquanto atuava na participação do projeto PIBID e ao assistir a exposição e apresentações do Projeto Mult-Arte desta Escola. Entendemos que uma didática a ser trabalhada e relacionada a Arte desenvolvem vários aspectos nas crianças importância para o processo de aprendizagem delas, através da interação social, interpretação e construção da arte onde desenvolve a coordenação motora fina e ampla. Portanto destacamos que trabalhar na perspectiva de uma didática volta para a Arte vem contribuir significativamente para o processo cognitivo das crianças com necessidades educacionais especiais fazendo-se relevante de maneira que possibilite o estimulo dos processos cognitivos nas relações sociais e no desenvolvimento corporal.