Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA DE CORDEL COMO MEIO DE ALFABETIZAÇÃO EM CLASSE MULTISSERIADA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MANOEL INÁCIO DOS SANTOS, FAZENDA POÇOS, QUIXABEIRA-BA

Palavra-chaves: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, CLASSE MULTISSERIADA, LITERATURA DE CORDEL Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho resulta de uma investigação que pretendeu compreender como acontece a alfabetização em classe multisseriada através da leitura e produção de literatura de cordel na Escola Manoel Inácio dos Santos, Fazenda Poços, município de Quixabeira. O mesmo refletiu sobre a contribuição desta ação pedagógica para a formação de alunos da modalidade de Educação do Campo, buscando, na análise deste fenômeno, caracterizá-lo ou não como inovação pedagógica. Para isso, foi necessário também discutir sobre as possibilidades e desafios da ação docente em classes multisseriadas, bem como analisar como a literatura de cordel pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e expressão nos alunos de uma classe multisseriada e perceber de que maneira a literatura de cordel, introduzida na metodologia de uma classe multisseriada, pode contribuir como potencializadora da aprendizagem. Através de um estudo de caso que contou com a observação participante, entrevistas abertas e a coleta e análise de artefatos e após perceber que o trabalho pedagógico numa classe multisseriada com literatura de cordel possibilita a construção curricular não-seriada da escola, a interdisciplinarização, a exploração de temáticas atuais, a construção da linguagem de forma contextualizada, a democratização da escolha dos conteúdos, o estímulo à leitura e à produção textual, o desenvolvimento da oralidade e das capacidades de expressão conclui-se que esta prática pode ser considerada como inovação pedagógica, pois provocou uma mudança na cultura escolar local a partir de uma transformação paradigmática fincada no protagonismo dos alunos, passando a professora a atuar como orientadora, coadjuvante no processo.

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