Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS À PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRESERVAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
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      meio dos problemas ambientais, o consumo exagerado de recursos naturais tem cada dia trazido danos\r\n
      e quadros preocupantes relacionados ao futuro do planeta. Este trabalho tem como objetivo evidenciar\r\n
      a relevância de desenvolver práticas pedagógicas voltadas à preservação do meio ambiente e\r\n
      sustentabilidade no contexto escolar da Educação Infantil, apresentando um pensamento reflexivo,\r\n
      promovendo o debate com a comunidade sobre o aproveitamento e utilização dos recursos naturais,\r\n
      pois são fundamentais para formação integral da criança enquanto cidadão. Ações promovidas a partir\r\n
      da implementação do projeto “Pequeno Cidadão do Mundo” desenvolvido com crianças na faixa etária\r\n
      de 4 e 5 anos, em uma escola do município de Manaus, com o desenvolvimento de experiências que\r\n
      corroborassem para a mudança de comportamentos e hábitos cotidianos da realidade escolar e que\r\n
      favorecessem a prática de ações de preservação.O percurso metodológico envolve uma abordagem\r\n
      qualitativa, ocorreu por meio da pesquisa bibliográfica, observação participante e do desenvolvimento\r\n
      de atividades direcionadas às crianças, familiares e comunidade, bem como analise de resultados após\r\n
      o desenvolvimento. Aqui são explicitadas as etapas que levaram a percepção da necessidade de\r\n
      elaborar ações voltadas ao tema, estratégias de execução e resultados obtidos no contexto escolar a\r\n
      partir do projeto, considerando que a sobrevivência humana irá depender de como interagimos com o\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A forma de vida das sociedades e sua relação com o ambiente têm evidenciado suas consequências por meio dos problemas ambientais, o consumo exagerado de recursos naturais tem cada dia trazido danos e quadros preocupantes relacionados ao futuro do planeta. Este trabalho tem como objetivo evidenciar a relevância de desenvolver práticas pedagógicas voltadas à preservação do meio ambiente e sustentabilidade no contexto escolar da Educação Infantil, apresentando um pensamento reflexivo, promovendo o debate com a comunidade sobre o aproveitamento e utilização dos recursos naturais, pois são fundamentais para formação integral da criança enquanto cidadão. Ações promovidas a partir da implementação do projeto “Pequeno Cidadão do Mundo” desenvolvido com crianças na faixa etária de 4 e 5 anos, em uma escola do município de Manaus, com o desenvolvimento de experiências que corroborassem para a mudança de comportamentos e hábitos cotidianos da realidade escolar e que favorecessem a prática de ações de preservação.O percurso metodológico envolve uma abordagem qualitativa, ocorreu por meio da pesquisa bibliográfica, observação participante e do desenvolvimento de atividades direcionadas às crianças, familiares e comunidade, bem como analise de resultados após o desenvolvimento. Aqui são explicitadas as etapas que levaram a percepção da necessidade de elaborar ações voltadas ao tema, estratégias de execução e resultados obtidos no contexto escolar a partir do projeto, considerando que a sobrevivência humana irá depender de como interagimos com o meio ambiente, e a reflexão sobre essa realidade deve estar presente em todas as etapas escolares e desde a mais tenra idade.

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