A forma de vida das sociedades e sua relação com o ambiente têm evidenciado suas consequências por
meio dos problemas ambientais, o consumo exagerado de recursos naturais tem cada dia trazido danos
e quadros preocupantes relacionados ao futuro do planeta. Este trabalho tem como objetivo evidenciar
a relevância de desenvolver práticas pedagógicas voltadas à preservação do meio ambiente e
sustentabilidade no contexto escolar da Educação Infantil, apresentando um pensamento reflexivo,
promovendo o debate com a comunidade sobre o aproveitamento e utilização dos recursos naturais,
pois são fundamentais para formação integral da criança enquanto cidadão. Ações promovidas a partir
da implementação do projeto “Pequeno Cidadão do Mundo” desenvolvido com crianças na faixa etária
de 4 e 5 anos, em uma escola do município de Manaus, com o desenvolvimento de experiências que
corroborassem para a mudança de comportamentos e hábitos cotidianos da realidade escolar e que
favorecessem a prática de ações de preservação.O percurso metodológico envolve uma abordagem
qualitativa, ocorreu por meio da pesquisa bibliográfica, observação participante e do desenvolvimento
de atividades direcionadas às crianças, familiares e comunidade, bem como analise de resultados após
o desenvolvimento. Aqui são explicitadas as etapas que levaram a percepção da necessidade de
elaborar ações voltadas ao tema, estratégias de execução e resultados obtidos no contexto escolar a
partir do projeto, considerando que a sobrevivência humana irá depender de como interagimos com o
meio ambiente, e a reflexão sobre essa realidade deve estar presente em todas as etapas escolares e
desde a mais tenra idade.