SENTIDOS ATRIBUÍDOS À INCLUSÃO ESCOLAR DOS(AS) ALUNOS(AS) COM DEFICIÊNCIAS PELA GESTÃO ESCOLAR
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49008 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1826 "inscrito_id" => 6788 "titulo" => "SENTIDOS ATRIBUÍDOS À INCLUSÃO ESCOLAR DOS(AS) ALUNOS(AS) COM DEFICIÊNCIAS PELA GESTÃO ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo versa sobre Inclusão Escolar dos(as) alunos(as) com deficiências e Gestão Escolar. Parte da seguinte questão problema: quais os sentidos atribuídos à Inclusão Escolar dos(as) alunos(as) com deficiências pela Gestão Escolar? E apresenta como objetivo geral: compreender os sentidos atribuídos à Inclusão Escolar dos(as) alunos(as) com deficiências pela Gestão Escolar. Teoricamente nos apoiamos nas contribuições de Abramowicz, 1997; Azevedo; Cunha, 2008; Brasil, 2008; Carneiro, 2008; Carvalho, 2004; Fávero, 2007; Hernández, 1998; Libâneo; Oliveira; Toschi, 2009; Mantoan, 1997, 2004, 2006; Quadros, 2004 e Sassaki, 1997. Metodologicamente nos aproximamos de uma Pesquisa qualitativa (MINAYO, 2009), contamos com a colaboração de três gestoras da rede pública municipal de ensino do município de Barra de Guabiraba-PE. Os dados foram analisados a partir da Análise do Discurso (ORLANDI, 2010). Os resultados apontam para relevância da Equipe Gestora no processo de Inclusão dos(as) alunos(as) com deficiência a medida que reconhecem a inclusão enquanto um processo desafiador e coletivo. No tocante as práticas apontadas pelas gestoras é possível considerar que as escolas mesmo evidenciando a necessidade de formação específica, busca em suas vivências possibilitar que os(as) com deficiências possam participar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, ALUNOS(AS) COM DEFICIÊNCIAS, GESTÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID6788_08092018211518.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISÁLIA AMARA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ISÁLIA AMARA " "autor_email" => "isaliaamara@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49008 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1826 "inscrito_id" => 6788 "titulo" => "SENTIDOS ATRIBUÍDOS À INCLUSÃO ESCOLAR DOS(AS) ALUNOS(AS) COM DEFICIÊNCIAS PELA GESTÃO ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo versa sobre Inclusão Escolar dos(as) alunos(as) com deficiências e Gestão Escolar. Parte da seguinte questão problema: quais os sentidos atribuídos à Inclusão Escolar dos(as) alunos(as) com deficiências pela Gestão Escolar? E apresenta como objetivo geral: compreender os sentidos atribuídos à Inclusão Escolar dos(as) alunos(as) com deficiências pela Gestão Escolar. Teoricamente nos apoiamos nas contribuições de Abramowicz, 1997; Azevedo; Cunha, 2008; Brasil, 2008; Carneiro, 2008; Carvalho, 2004; Fávero, 2007; Hernández, 1998; Libâneo; Oliveira; Toschi, 2009; Mantoan, 1997, 2004, 2006; Quadros, 2004 e Sassaki, 1997. Metodologicamente nos aproximamos de uma Pesquisa qualitativa (MINAYO, 2009), contamos com a colaboração de três gestoras da rede pública municipal de ensino do município de Barra de Guabiraba-PE. Os dados foram analisados a partir da Análise do Discurso (ORLANDI, 2010). Os resultados apontam para relevância da Equipe Gestora no processo de Inclusão dos(as) alunos(as) com deficiência a medida que reconhecem a inclusão enquanto um processo desafiador e coletivo. No tocante as práticas apontadas pelas gestoras é possível considerar que as escolas mesmo evidenciando a necessidade de formação específica, busca em suas vivências possibilitar que os(as) com deficiências possam participar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, ALUNOS(AS) COM DEFICIÊNCIAS, GESTÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID6788_08092018211518.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISÁLIA AMARA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ISÁLIA AMARA " "autor_email" => "isaliaamara@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }