O presenta trabalho trata-se de um estudo de caso, e tem como objetivo investigar quais as
concepções os professores de Química têm acerca do uso de jogos didáticos no processo de ensino e
aprendizagem do aluno, visando os limites e possibilidades da utilização dessa estratégia metodológica
de ensino. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, cujo método da coleta dos dados foram através
de entrevista semiestrutura para os professores e também as observações das aulas dos mesmos. Em
consonância aos resultados obtidos, foi observado que, o primeiro professor a ser realizada a pesquisa
não utilizava o jogo didático como uma ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, no
entanto percebia a importância desse recurso didático como uma estratégia metodológica diferenciada,
em relação ao segundo professor de Química, foi observado que, o mesmo segue os princípios
elaborados por grandes estudiosos, por praticar e perceber a importância de utilizar de diferentes
recursos de ensino para o desenvolvimento do pensamento crítico do estudante. Em suma, a pesquisa é
de imensa importância por mostrar que, enquanto há instituições que estão preocupadas com o
processo cognitivo dos discentes, há outras que ainda precisam melhorar seus condicionantes enquanto
isso. Logo, é possível mencionar que, o espaço escolar não deve apenas preocupar-se com a formação
intelectual do educando, mas também e principalmente, com sua formação enquanto ser humano ético,
participativo, realizado no campo pessoal e profissional.