Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE QUÍMICA ACERCA DO USO DOS JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: CONCEPÇÃO DOCENTE, ENSINO DE QUÍMICA, JOGO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
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      de entrevista semiestrutura para os professores e também as observações das aulas dos mesmos. Em\r\n
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      entanto percebia a importância desse recurso didático como uma estratégia metodológica diferenciada,\r\n
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      elaborados por grandes estudiosos, por praticar e perceber a importância de utilizar de diferentes\r\n
      recursos de ensino para o desenvolvimento do pensamento crítico do estudante. Em suma, a pesquisa é\r\n
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      isso. Logo, é possível mencionar que, o espaço escolar não deve apenas preocupar-se com a formação\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presenta trabalho trata-se de um estudo de caso, e tem como objetivo investigar quais as concepções os professores de Química têm acerca do uso de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem do aluno, visando os limites e possibilidades da utilização dessa estratégia metodológica de ensino. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, cujo método da coleta dos dados foram através de entrevista semiestrutura para os professores e também as observações das aulas dos mesmos. Em consonância aos resultados obtidos, foi observado que, o primeiro professor a ser realizada a pesquisa não utilizava o jogo didático como uma ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, no entanto percebia a importância desse recurso didático como uma estratégia metodológica diferenciada, em relação ao segundo professor de Química, foi observado que, o mesmo segue os princípios elaborados por grandes estudiosos, por praticar e perceber a importância de utilizar de diferentes recursos de ensino para o desenvolvimento do pensamento crítico do estudante. Em suma, a pesquisa é de imensa importância por mostrar que, enquanto há instituições que estão preocupadas com o processo cognitivo dos discentes, há outras que ainda precisam melhorar seus condicionantes enquanto isso. Logo, é possível mencionar que, o espaço escolar não deve apenas preocupar-se com a formação intelectual do educando, mas também e principalmente, com sua formação enquanto ser humano ético, participativo, realizado no campo pessoal e profissional.

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