O presente trabalho discute a abordagem de gêneros literários, mais especificamente o poema, na formação de leitores ativos que dialogam com o texto. A discussão aqui empreendida parte do pressuposto de que o ensino da Literatura, em particular, a leitura de poemas, contribui reflexivamente para ampliação da visão de mundo de cada leitor, torna-se, portanto, ferramenta para (re)construção de significados. Objetivou-se apresentar uma reflexão sobre as características do gênero poema, sua relação com a representação do contexto sócio-histórico e sua contribuição para formação de leitores, a partir de uma visão de sujeito ativo que constrói o seu discurso na interação com outro discurso, no diálogo com o texto. Dessa forma, os resultados da reflexão demonstram a importância da utilização desse gênero nas abordagens sociodiscursivas nas escolas, pois quanto mais enriquecido for o debate sobre o texto, mais significativa será a aprendizagem. Ademais, a reflexão confere que a Literatura não pode ser pretexto somente para o estudo do estilo literário de uma época, das características da obra de algum autor, mas sim, que ela conduza a uma real leitura, em um processo de compreensão e interpretação. Além disso, é preciso repensar o ensino da língua a partir de novas estratégias, pautando-se na necessidade de buscar formas que possibilitem a aprendizagem, a criticidade e o desenvolvimento de habilidades leitoras.