Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR: ACESSIBILIDADE NOS ESPAÇOS FÍSICOS DO IFPE CAMPUS BELO JARDIM

Palavra-chaves: ESCOLA, INFRAESTRUTURA, ACESSIBILIDADE Pôster (PO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46225 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1579 "inscrito_id" => 7912 "titulo" => "ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR: ACESSIBILIDADE NOS ESPAÇOS FÍSICOS DO IFPE CAMPUS BELO JARDIM" "resumo" => "O nosso trabalho buscou uma breve compreensão da importância que a infraestrutura, o espaço escolar das escolas oferecem nas aulas. Como se apresentam e de como se relacionam com o processo de aprendizagem. Então o nosso trabalho de pesquisa e intervenção empenhou-se na tarefa de despertar uma consciência crítica em relação ao cuidado com as escolas, no sentido de se preocupar com a melhoria, manutenção, adequação e a utilização dos espaços físicos, como sendo mais um instrumento pedagógico que permite uma maior interação social e construção de saberes significativo. A estrutura física da escola, assim como organização, manutenção e segurança revelam muito sobre a vida que ali se desenvolve. Sabendo da importância do ambiente escolar para o ensino aprendizado, buscamos com o nosso trabalho de pesquisa e intervenção, analisar os diferentes espaços escolares. Sabe-se que é difícil ter um padrão muito correto em todos os locais de acesso da população e que ainda estamos longe de poder favorecer a todos o direito de ir e vir, principalmente quando se trata de pessoas com deficiência seja ela de qualquer natureza. Então encontramos uma situação bastante agravante quando reduzimos esta busca pelo acesso as escolas e quando tratamos de crianças que são ainda mais excluídas. Pode-se observar que em escolas públicas este acesso é ainda mais deficitário e está longe de uma solução.O nosso trabalho buscou uma breve compreensão da importância que a infraestrutura, o espaço escolar das escolas oferecem nas aulas. Como se apresentam e de como" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ESCOLA, INFRAESTRUTURA, ACESSIBILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA11_ID7912_07092018103907.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIRO BEZERRA DE SALES " "autor_nome_curto" => "JAIRO" "autor_email" => "jairo.sales@belojardim.if" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46225 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1579 "inscrito_id" => 7912 "titulo" => "ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR: ACESSIBILIDADE NOS ESPAÇOS FÍSICOS DO IFPE CAMPUS BELO JARDIM" "resumo" => "O nosso trabalho buscou uma breve compreensão da importância que a infraestrutura, o espaço escolar das escolas oferecem nas aulas. Como se apresentam e de como se relacionam com o processo de aprendizagem. Então o nosso trabalho de pesquisa e intervenção empenhou-se na tarefa de despertar uma consciência crítica em relação ao cuidado com as escolas, no sentido de se preocupar com a melhoria, manutenção, adequação e a utilização dos espaços físicos, como sendo mais um instrumento pedagógico que permite uma maior interação social e construção de saberes significativo. A estrutura física da escola, assim como organização, manutenção e segurança revelam muito sobre a vida que ali se desenvolve. Sabendo da importância do ambiente escolar para o ensino aprendizado, buscamos com o nosso trabalho de pesquisa e intervenção, analisar os diferentes espaços escolares. Sabe-se que é difícil ter um padrão muito correto em todos os locais de acesso da população e que ainda estamos longe de poder favorecer a todos o direito de ir e vir, principalmente quando se trata de pessoas com deficiência seja ela de qualquer natureza. Então encontramos uma situação bastante agravante quando reduzimos esta busca pelo acesso as escolas e quando tratamos de crianças que são ainda mais excluídas. Pode-se observar que em escolas públicas este acesso é ainda mais deficitário e está longe de uma solução.O nosso trabalho buscou uma breve compreensão da importância que a infraestrutura, o espaço escolar das escolas oferecem nas aulas. Como se apresentam e de como" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ESCOLA, INFRAESTRUTURA, ACESSIBILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA11_ID7912_07092018103907.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIRO BEZERRA DE SALES " "autor_nome_curto" => "JAIRO" "autor_email" => "jairo.sales@belojardim.if" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O nosso trabalho buscou uma breve compreensão da importância que a infraestrutura, o espaço escolar das escolas oferecem nas aulas. Como se apresentam e de como se relacionam com o processo de aprendizagem. Então o nosso trabalho de pesquisa e intervenção empenhou-se na tarefa de despertar uma consciência crítica em relação ao cuidado com as escolas, no sentido de se preocupar com a melhoria, manutenção, adequação e a utilização dos espaços físicos, como sendo mais um instrumento pedagógico que permite uma maior interação social e construção de saberes significativo. A estrutura física da escola, assim como organização, manutenção e segurança revelam muito sobre a vida que ali se desenvolve. Sabendo da importância do ambiente escolar para o ensino aprendizado, buscamos com o nosso trabalho de pesquisa e intervenção, analisar os diferentes espaços escolares. Sabe-se que é difícil ter um padrão muito correto em todos os locais de acesso da população e que ainda estamos longe de poder favorecer a todos o direito de ir e vir, principalmente quando se trata de pessoas com deficiência seja ela de qualquer natureza. Então encontramos uma situação bastante agravante quando reduzimos esta busca pelo acesso as escolas e quando tratamos de crianças que são ainda mais excluídas. Pode-se observar que em escolas públicas este acesso é ainda mais deficitário e está longe de uma solução.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.