“DEAF IDENTITY CRAYONS: THEN AND NOW”: UMA LEITURA HISTÓRICA DAS IDENTIDADES SURDAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49350 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 619 "inscrito_id" => 902 "titulo" => "“DEAF IDENTITY CRAYONS: THEN AND NOW”: UMA LEITURA HISTÓRICA DAS IDENTIDADES SURDAS" "resumo" => "Este trabalho é parte de dissertação concluída, intitulada "O ser professor nos Complexos Bilíngues de Referência para surdos de Nata: vozes em diálogo". Nele, objetivamos realizar uma leitura historicamente situada do texto verbovisual intitulado “Deaf Identity Crayons: Then and Now”, quadro da artista surda norteamericana Ann Silver. Para isso, temos por aportes teóricos as considerações do Círculo de Bakhtin, sobretudo quanto à concepção de texto como “qualquer conjunto coerente de signos”, dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos. A obra se constitui de um quadro construído em 1999 sob forte influência do movimento artístico da Pop Art. Nele, a autora lança mão de um dos produtos de consumo símbolo da esfera escolar – o giz de cera – para retratar os diferentes matizes identitários de surdos de fins do século XIX e de fins do século XX, sobre cujas configurações nos debruçaremos levando em conta o momento histórico a que pertencem. Uma das possíveis leituras para o quadro é a de que, se outrora fazia sentido pensar a educação de surdos como sendo extensão dos serviços de correção da audição e da fala como intuito de torná-los ouvintes, hoje ela não deve ser pensada desconsiderando o reconhecimento das especificidades linguísticas e culturais desses sujeitos, e nem deixando de compreender que cada um deles é único." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03. História da Educação" "palavra_chave" => "SURDOS, HISTÓRIA, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID902_14082018111307.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARALIS NUNES DE SOUSA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LARALIS" "autor_email" => "laralis.ufrn@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49350 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 619 "inscrito_id" => 902 "titulo" => "“DEAF IDENTITY CRAYONS: THEN AND NOW”: UMA LEITURA HISTÓRICA DAS IDENTIDADES SURDAS" "resumo" => "Este trabalho é parte de dissertação concluída, intitulada "O ser professor nos Complexos Bilíngues de Referência para surdos de Nata: vozes em diálogo". Nele, objetivamos realizar uma leitura historicamente situada do texto verbovisual intitulado “Deaf Identity Crayons: Then and Now”, quadro da artista surda norteamericana Ann Silver. Para isso, temos por aportes teóricos as considerações do Círculo de Bakhtin, sobretudo quanto à concepção de texto como “qualquer conjunto coerente de signos”, dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos. A obra se constitui de um quadro construído em 1999 sob forte influência do movimento artístico da Pop Art. Nele, a autora lança mão de um dos produtos de consumo símbolo da esfera escolar – o giz de cera – para retratar os diferentes matizes identitários de surdos de fins do século XIX e de fins do século XX, sobre cujas configurações nos debruçaremos levando em conta o momento histórico a que pertencem. Uma das possíveis leituras para o quadro é a de que, se outrora fazia sentido pensar a educação de surdos como sendo extensão dos serviços de correção da audição e da fala como intuito de torná-los ouvintes, hoje ela não deve ser pensada desconsiderando o reconhecimento das especificidades linguísticas e culturais desses sujeitos, e nem deixando de compreender que cada um deles é único." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03. História da Educação" "palavra_chave" => "SURDOS, HISTÓRIA, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID902_14082018111307.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARALIS NUNES DE SOUSA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LARALIS" "autor_email" => "laralis.ufrn@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }