O presente estudo objetiva refletir acerca do projeto de extensão “Ciência na Escola” à ensinagem. A pesquisa se propõe traçar um paralelo entre o Modelo Assistencial e Comunicação Extensionista à luz de Freire, buscando o seguinte esclarecimento: Qual a ideologia que os futuros educadores estão formando sobre os novos contextos e práticas da Extensão Universitária? Qual a contribuição do Projeto de Extensão “Ciência na Escola” na ensinagem de conceitos de Zoologia e Educação Ambiental? O Ao se buscar construir caminhos de análise que articulem a historicidade da extensão universitária à ensinagem, faz-se não apenas um esforço de investigação que critica a lógica do currículo técnico-linear e a extensão domesticadora, mas também uma ação correspondente à efetivação de trabalhos pedagógicos inovadores. Nesta lógica os instrumentos que se utilizou para coleta de dados correspondem à análise documental e questionários. Quanto à análise dos dados coletados optou-se pela análise de conteúdo. Neste estudo aponta-se que uma atividade extensionista, pôde ir além da prática assistencialista e/ou de “prestação de serviços” à comunidade, e sim, dar conta de seu verdadeiro compromisso social – gerar saber no ensino de ciências.