Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DA BIOLOGIA

Palavra-chaves: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO MÉDIO, ENSINO DE BIOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47210
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2563
    "inscrito_id" => 10475
    "titulo" => "EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DA BIOLOGIA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma discussão acerca dos desafios enfrentados sob as relações étnico-raciais no ambiente escolar, especificamente no ensino de Biologia, com foco na formação e prática docente. Desse modo, partimos da seguinte problematização: Que/quais evidências sinalizam como desafiadoras no trato a formação inicial e/ou continuada dos(as) professores(as) desta disciplina, sob a construção de estratégias educativas que visem trabalhar acerca da diversidade étnico-racial no Ensino Médio? Para responder a nossa pergunta de pesquisa destacamos como objetivo geral: refletir acerca dos desafios enfrentados pelos(as) professores(as) de Biologia em sua formação inicial e continuada para trabalhar as diferenças étnico-raciais no Ensino Médio. No que diz respeito aos objetivos específicos, elencamos os seguintes: discutir que elementos colaboram para visibilizar o estudo étnico-racial na formação de professores de Biologia e identificar avanços/desafios para implementação da referida temática nesse nível de ensino. Para tanto, realizamos leituras e reflexões com base em autores como Laraia (2001), Meneses (1999), Rocha (1994), Silva (2005), Tardif (2002), dentre outros. No que tange a metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa com delineamento bibliográfico. Dentre os resultados apresentados, destacamos o desafio em criar espaços de diálogo nas escolas, além de, compreender a necessidade premente de formação nessa área, rompendo assim, com atitudes racistas e discriminatórias, superando o etnocentrismo/eurocentrismo rumo a uma educação emancipatória cidadã, sobretudo nas relações étnico-raciais, cujas práticas promovam respeito às diferenças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO MÉDIO, ENSINO DE BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA6_ID10475_10092018141117.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONNIE WESLEY SINÉSIO MOURA"
    "autor_nome_curto" => "RONNIE WESLEY"
    "autor_email" => "rwsinesiomoura@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47210
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2563
    "inscrito_id" => 10475
    "titulo" => "EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DA BIOLOGIA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma discussão acerca dos desafios enfrentados sob as relações étnico-raciais no ambiente escolar, especificamente no ensino de Biologia, com foco na formação e prática docente. Desse modo, partimos da seguinte problematização: Que/quais evidências sinalizam como desafiadoras no trato a formação inicial e/ou continuada dos(as) professores(as) desta disciplina, sob a construção de estratégias educativas que visem trabalhar acerca da diversidade étnico-racial no Ensino Médio? Para responder a nossa pergunta de pesquisa destacamos como objetivo geral: refletir acerca dos desafios enfrentados pelos(as) professores(as) de Biologia em sua formação inicial e continuada para trabalhar as diferenças étnico-raciais no Ensino Médio. No que diz respeito aos objetivos específicos, elencamos os seguintes: discutir que elementos colaboram para visibilizar o estudo étnico-racial na formação de professores de Biologia e identificar avanços/desafios para implementação da referida temática nesse nível de ensino. Para tanto, realizamos leituras e reflexões com base em autores como Laraia (2001), Meneses (1999), Rocha (1994), Silva (2005), Tardif (2002), dentre outros. No que tange a metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa com delineamento bibliográfico. Dentre os resultados apresentados, destacamos o desafio em criar espaços de diálogo nas escolas, além de, compreender a necessidade premente de formação nessa área, rompendo assim, com atitudes racistas e discriminatórias, superando o etnocentrismo/eurocentrismo rumo a uma educação emancipatória cidadã, sobretudo nas relações étnico-raciais, cujas práticas promovam respeito às diferenças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO MÉDIO, ENSINO DE BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA6_ID10475_10092018141117.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONNIE WESLEY SINÉSIO MOURA"
    "autor_nome_curto" => "RONNIE WESLEY"
    "autor_email" => "rwsinesiomoura@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão acerca dos desafios enfrentados sob as relações étnico-raciais no ambiente escolar, especificamente no ensino de Biologia, com foco na formação e prática docente. Desse modo, partimos da seguinte problematização: Que/quais evidências sinalizam como desafiadoras no trato a formação inicial e/ou continuada dos(as) professores(as) desta disciplina, sob a construção de estratégias educativas que visem trabalhar acerca da diversidade étnico-racial no Ensino Médio? Para responder a nossa pergunta de pesquisa destacamos como objetivo geral: refletir acerca dos desafios enfrentados pelos(as) professores(as) de Biologia em sua formação inicial e continuada para trabalhar as diferenças étnico-raciais no Ensino Médio. No que diz respeito aos objetivos específicos, elencamos os seguintes: discutir que elementos colaboram para visibilizar o estudo étnico-racial na formação de professores de Biologia e identificar avanços/desafios para implementação da referida temática nesse nível de ensino. Para tanto, realizamos leituras e reflexões com base em autores como Laraia (2001), Meneses (1999), Rocha (1994), Silva (2005), Tardif (2002), dentre outros. No que tange a metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa com delineamento bibliográfico. Dentre os resultados apresentados, destacamos o desafio em criar espaços de diálogo nas escolas, além de, compreender a necessidade premente de formação nessa área, rompendo assim, com atitudes racistas e discriminatórias, superando o etnocentrismo/eurocentrismo rumo a uma educação emancipatória cidadã, sobretudo nas relações étnico-raciais, cujas práticas promovam respeito às diferenças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.