CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA DA EXPANSÃO DA CANA DE AÇÚCAR E SUA PRESSÃO NA CRIAÇÃO DE BOVINOS EM MS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46682 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 234 "titulo" => "CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA DA EXPANSÃO DA CANA DE AÇÚCAR E SUA PRESSÃO NA CRIAÇÃO DE BOVINOS EM MS" "resumo" => "Este texto objetiva trazer uma reflexão acerca da expansão da cana de açúcar e seus desdobramentos no Mato Grosso do Sul a partir de um mapa produzido por um estudante do Ensino Médio, intitulado “O rastro do boi e o nó da cana em Mato Grosso do Sul: cadê o homem?”, visto de sua pressão na produção de alimentos especialmente na produção de carne bovina e indiretamente na produção de mandioca para féculas, amidos modificados e sagus. O Mapa analisado faz parte de uma cartografia geográfica não convencional, ou seja, uma cartografia que não segue os parâmetros dos cartógrafos tradicionais, mas que almeja mostrar e construir espaços em contato com leitores não necessariamente cartógrafos, que possam fazer suas leituras ou redesenhá-las com maior facilidade do que nos parâmetros de uma cartografia superespecializada. Isto se justifica devido ao indisciplinamento da cartografia cada vez mais fazer parte do nosso cotidiano e consequentemente, do desuso gradativo da cartografia convencional. Assim, este trabalho segue um parâmetro de um “novo renascimento” como diria Cristóvam Buarque (1994), onde a ciência dura, dar lugar a um saber científico articulado com a arte, como também colocou Hissa (2006), mas numa perspectiva da renovação do pensamento de uma cartografia espacial abordado por COSGROVE (2008), CRAMPTON (2008), MASSEY (2008), LOIS (2009), OLIVEIRA JR (2012) e WOOD (2013). Assim, através deste trabalho conseguimos demonstrar que a cartografia geográfica não convencional pode ser realizada por estudantes com criatividade utilizando a arte como fundo e não somente a técnica e a ciência cartográfica (ciência dura)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA, CANA DE AÇÚCAR, INDISCIPLINAMENTO DA CARTOGRAFIA, NOVO RENASCIMENTO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID234_11032018144142.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "UCLEBER GOMES COSTA" "autor_nome_curto" => "COSTA" "autor_email" => "uclebergomes@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46682 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 234 "titulo" => "CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA DA EXPANSÃO DA CANA DE AÇÚCAR E SUA PRESSÃO NA CRIAÇÃO DE BOVINOS EM MS" "resumo" => "Este texto objetiva trazer uma reflexão acerca da expansão da cana de açúcar e seus desdobramentos no Mato Grosso do Sul a partir de um mapa produzido por um estudante do Ensino Médio, intitulado “O rastro do boi e o nó da cana em Mato Grosso do Sul: cadê o homem?”, visto de sua pressão na produção de alimentos especialmente na produção de carne bovina e indiretamente na produção de mandioca para féculas, amidos modificados e sagus. O Mapa analisado faz parte de uma cartografia geográfica não convencional, ou seja, uma cartografia que não segue os parâmetros dos cartógrafos tradicionais, mas que almeja mostrar e construir espaços em contato com leitores não necessariamente cartógrafos, que possam fazer suas leituras ou redesenhá-las com maior facilidade do que nos parâmetros de uma cartografia superespecializada. Isto se justifica devido ao indisciplinamento da cartografia cada vez mais fazer parte do nosso cotidiano e consequentemente, do desuso gradativo da cartografia convencional. Assim, este trabalho segue um parâmetro de um “novo renascimento” como diria Cristóvam Buarque (1994), onde a ciência dura, dar lugar a um saber científico articulado com a arte, como também colocou Hissa (2006), mas numa perspectiva da renovação do pensamento de uma cartografia espacial abordado por COSGROVE (2008), CRAMPTON (2008), MASSEY (2008), LOIS (2009), OLIVEIRA JR (2012) e WOOD (2013). Assim, através deste trabalho conseguimos demonstrar que a cartografia geográfica não convencional pode ser realizada por estudantes com criatividade utilizando a arte como fundo e não somente a técnica e a ciência cartográfica (ciência dura)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA, CANA DE AÇÚCAR, INDISCIPLINAMENTO DA CARTOGRAFIA, NOVO RENASCIMENTO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID234_11032018144142.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "UCLEBER GOMES COSTA" "autor_nome_curto" => "COSTA" "autor_email" => "uclebergomes@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }