MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES DE IMAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA EM TEMPOS MODERNOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37430 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4044 "inscrito_id" => 3950 "titulo" => "MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES DE IMAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA EM TEMPOS MODERNOS" "resumo" => "A história das disciplinas escolares, uma das mais recentes ramificações da história da educação, vem proporcionando um novo olhar ao ensino dos conteúdos escolares. Acredita-se na importância pedagógica da imagem e sua contribuição para se trabalhar o imaginário, a memória e a identificação de elementos sociais e culturais, e na sua capacidade de transmissão de conteúdo. A pesquisa busca identificar algumas considerações sobre a cultura escolar, disciplinas escolares e sobretudo sobre as imagens e as histórias em quadrinhos apresentadas nos livros didáticos do Grupo de Ensino de Matemática Atualizada (GRUEMA) em pleno Movimento da Matemática Moderna. O objetivo geral é refletir as novas formas de linguagens e imagens utilizadas numa abordagem histórica, baseando-as como suporte didático em que elas são apresentadas e como contribuem para a aprendizagem. Algumas questões iniciais que podem apontar na direção de um olhar investigativo: O que possibilitou o surgimento das histórias em quadrinhos nos livros didáticos? Como as histórias em quadrinhos são utilizadas na coleção didática do GRUEMA para o ensino da matemática? Acreditamos que questão como essa precisa ser levantada considerando que pouco se conhece sobres as formas de leituras de imagens e linguagens utilizadas nos livros didáticos de matemática numa abordagem histórica, baseando-as como suporte didático em que elas são apresentadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "IMAGENS E LINGUAGENS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, LIVROS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3950_16102017162651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA, A.S." "autor_email" => "professor.oliveira@yahoo." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37430 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4044 "inscrito_id" => 3950 "titulo" => "MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES DE IMAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA EM TEMPOS MODERNOS" "resumo" => "A história das disciplinas escolares, uma das mais recentes ramificações da história da educação, vem proporcionando um novo olhar ao ensino dos conteúdos escolares. Acredita-se na importância pedagógica da imagem e sua contribuição para se trabalhar o imaginário, a memória e a identificação de elementos sociais e culturais, e na sua capacidade de transmissão de conteúdo. A pesquisa busca identificar algumas considerações sobre a cultura escolar, disciplinas escolares e sobretudo sobre as imagens e as histórias em quadrinhos apresentadas nos livros didáticos do Grupo de Ensino de Matemática Atualizada (GRUEMA) em pleno Movimento da Matemática Moderna. O objetivo geral é refletir as novas formas de linguagens e imagens utilizadas numa abordagem histórica, baseando-as como suporte didático em que elas são apresentadas e como contribuem para a aprendizagem. Algumas questões iniciais que podem apontar na direção de um olhar investigativo: O que possibilitou o surgimento das histórias em quadrinhos nos livros didáticos? Como as histórias em quadrinhos são utilizadas na coleção didática do GRUEMA para o ensino da matemática? Acreditamos que questão como essa precisa ser levantada considerando que pouco se conhece sobres as formas de leituras de imagens e linguagens utilizadas nos livros didáticos de matemática numa abordagem histórica, baseando-as como suporte didático em que elas são apresentadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "IMAGENS E LINGUAGENS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, LIVROS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3950_16102017162651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA, A.S." "autor_email" => "professor.oliveira@yahoo." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }