Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES DE IMAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA EM TEMPOS MODERNOS

Palavra-chaves: IMAGENS E LINGUAGENS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, LIVROS DIDÁTICOS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37430
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4044
    "inscrito_id" => 3950
    "titulo" => "MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES DE IMAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA EM TEMPOS MODERNOS"
    "resumo" => "A história das disciplinas escolares, uma das mais recentes ramificações da história da educação, vem proporcionando um novo olhar ao ensino dos conteúdos escolares.  Acredita-se na importância pedagógica da imagem e sua contribuição para se trabalhar o imaginário, a memória e a identificação de elementos sociais e culturais, e na sua capacidade de transmissão de conteúdo. A pesquisa busca identificar algumas considerações sobre a cultura escolar, disciplinas escolares e sobretudo sobre as imagens e as histórias em quadrinhos apresentadas nos livros didáticos do Grupo de Ensino de Matemática Atualizada (GRUEMA) em pleno Movimento da Matemática Moderna. O objetivo geral é refletir as novas formas de linguagens e imagens utilizadas numa abordagem histórica, baseando-as como suporte didático em que elas são apresentadas e como contribuem para a aprendizagem. Algumas questões iniciais que podem apontar na direção de um olhar investigativo: O que possibilitou o surgimento das histórias em quadrinhos nos livros didáticos? Como as histórias em quadrinhos são utilizadas na coleção didática do GRUEMA para o ensino da matemática? Acreditamos que questão como essa precisa ser levantada considerando que pouco se conhece sobres as formas de leituras de imagens e linguagens utilizadas nos livros didáticos de matemática numa abordagem histórica, baseando-as como suporte didático em que elas são apresentadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "IMAGENS E LINGUAGENS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, LIVROS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3950_16102017162651.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA, A.S."
    "autor_email" => "professor.oliveira@yahoo."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37430
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4044
    "inscrito_id" => 3950
    "titulo" => "MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES DE IMAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA EM TEMPOS MODERNOS"
    "resumo" => "A história das disciplinas escolares, uma das mais recentes ramificações da história da educação, vem proporcionando um novo olhar ao ensino dos conteúdos escolares.  Acredita-se na importância pedagógica da imagem e sua contribuição para se trabalhar o imaginário, a memória e a identificação de elementos sociais e culturais, e na sua capacidade de transmissão de conteúdo. A pesquisa busca identificar algumas considerações sobre a cultura escolar, disciplinas escolares e sobretudo sobre as imagens e as histórias em quadrinhos apresentadas nos livros didáticos do Grupo de Ensino de Matemática Atualizada (GRUEMA) em pleno Movimento da Matemática Moderna. O objetivo geral é refletir as novas formas de linguagens e imagens utilizadas numa abordagem histórica, baseando-as como suporte didático em que elas são apresentadas e como contribuem para a aprendizagem. Algumas questões iniciais que podem apontar na direção de um olhar investigativo: O que possibilitou o surgimento das histórias em quadrinhos nos livros didáticos? Como as histórias em quadrinhos são utilizadas na coleção didática do GRUEMA para o ensino da matemática? Acreditamos que questão como essa precisa ser levantada considerando que pouco se conhece sobres as formas de leituras de imagens e linguagens utilizadas nos livros didáticos de matemática numa abordagem histórica, baseando-as como suporte didático em que elas são apresentadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "IMAGENS E LINGUAGENS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, LIVROS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3950_16102017162651.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA, A.S."
    "autor_email" => "professor.oliveira@yahoo."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A história das disciplinas escolares, uma das mais recentes ramificações da história da educação, vem proporcionando um novo olhar ao ensino dos conteúdos escolares. Acredita-se na importância pedagógica da imagem e sua contribuição para se trabalhar o imaginário, a memória e a identificação de elementos sociais e culturais, e na sua capacidade de transmissão de conteúdo. A pesquisa busca identificar algumas considerações sobre a cultura escolar, disciplinas escolares e sobretudo sobre as imagens e as histórias em quadrinhos apresentadas nos livros didáticos do Grupo de Ensino de Matemática Atualizada (GRUEMA) em pleno Movimento da Matemática Moderna. O objetivo geral é refletir as novas formas de linguagens e imagens utilizadas numa abordagem histórica, baseando-as como suporte didático em que elas são apresentadas e como contribuem para a aprendizagem. Algumas questões iniciais que podem apontar na direção de um olhar investigativo: O que possibilitou o surgimento das histórias em quadrinhos nos livros didáticos? Como as histórias em quadrinhos são utilizadas na coleção didática do GRUEMA para o ensino da matemática? Acreditamos que questão como essa precisa ser levantada considerando que pouco se conhece sobres as formas de leituras de imagens e linguagens utilizadas nos livros didáticos de matemática numa abordagem histórica, baseando-as como suporte didático em que elas são apresentadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.