Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TECNOLOGIA COMO APOIO PEDAGÓGICO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO Á CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO DO DF.

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO PRECOCE, APRENDIZAGENS, DESENVOLVIMENTO Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35617
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2731
    "inscrito_id" => 4231
    "titulo" => "A TECNOLOGIA COMO APOIO PEDAGÓGICO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO Á CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO DO DF."
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados parciais do estudo de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília – PPGE-UnB. Busca-se refletir acerca do uso da tecnologia digital em uma turma de 03 anos do Atendimento Educacional Especializado a criança de 0 a 3 anos – Educação Precoce do Sistema público de ensino do Distrito Federal-DF. A abordagem qualitativa, orientada a partir de um estudo de caso, tendo como motivação as indagações sobre o avanço tecnológico que está presente no cotidiano das crianças muito precocemente para auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento dessas crianças. Na perspectiva de que a intervenção pedagógica preventiva, possa favorecer à criança uma melhor qualidade de vida, com o atendimento imediato ás suas necessidades especificas identificadas. Orientadas a partir de teóricos como Moran, Kenski, entre outros estudiosos que apontam para o fato de que a utilização de novas tecnologias pode potencializar a aprendizagem de crianças pequenas.  Na metodologia utilizou-se da observação simples, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos institucionais para a compreensão da realidade observada. Para coleta das informações, e análise posterior, foram realizadas gravações das observações e entrevistas e anotações em diários de bordo envolvendo atividades educativas realizadas por três estudantes de uma turma de 03 anos de idade, com o uso de tabletes. Os resultados parciais indicam que o uso de tecnologias pode ser um apoio didático importante para estimular a atenção, o raciocínio e a concentração das crianças de 0 a 3 anos e com isso potencializar o processo de desenvolvimento dessas crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO PRECOCE, APRENDIZAGENS, DESENVOLVIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID4231_18092017102258.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁSSIA VÂNIA LUCAS ZANARDES"
    "autor_nome_curto" => "CÁSSIA VÂNIA"
    "autor_email" => "cvluza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35617
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2731
    "inscrito_id" => 4231
    "titulo" => "A TECNOLOGIA COMO APOIO PEDAGÓGICO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO Á CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO DO DF."
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados parciais do estudo de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília – PPGE-UnB. Busca-se refletir acerca do uso da tecnologia digital em uma turma de 03 anos do Atendimento Educacional Especializado a criança de 0 a 3 anos – Educação Precoce do Sistema público de ensino do Distrito Federal-DF. A abordagem qualitativa, orientada a partir de um estudo de caso, tendo como motivação as indagações sobre o avanço tecnológico que está presente no cotidiano das crianças muito precocemente para auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento dessas crianças. Na perspectiva de que a intervenção pedagógica preventiva, possa favorecer à criança uma melhor qualidade de vida, com o atendimento imediato ás suas necessidades especificas identificadas. Orientadas a partir de teóricos como Moran, Kenski, entre outros estudiosos que apontam para o fato de que a utilização de novas tecnologias pode potencializar a aprendizagem de crianças pequenas.  Na metodologia utilizou-se da observação simples, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos institucionais para a compreensão da realidade observada. Para coleta das informações, e análise posterior, foram realizadas gravações das observações e entrevistas e anotações em diários de bordo envolvendo atividades educativas realizadas por três estudantes de uma turma de 03 anos de idade, com o uso de tabletes. Os resultados parciais indicam que o uso de tecnologias pode ser um apoio didático importante para estimular a atenção, o raciocínio e a concentração das crianças de 0 a 3 anos e com isso potencializar o processo de desenvolvimento dessas crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO PRECOCE, APRENDIZAGENS, DESENVOLVIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID4231_18092017102258.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁSSIA VÂNIA LUCAS ZANARDES"
    "autor_nome_curto" => "CÁSSIA VÂNIA"
    "autor_email" => "cvluza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados parciais do estudo de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília – PPGE-UnB. Busca-se refletir acerca do uso da tecnologia digital em uma turma de 03 anos do Atendimento Educacional Especializado a criança de 0 a 3 anos – Educação Precoce do Sistema público de ensino do Distrito Federal-DF. A abordagem qualitativa, orientada a partir de um estudo de caso, tendo como motivação as indagações sobre o avanço tecnológico que está presente no cotidiano das crianças muito precocemente para auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento dessas crianças. Na perspectiva de que a intervenção pedagógica preventiva, possa favorecer à criança uma melhor qualidade de vida, com o atendimento imediato ás suas necessidades especificas identificadas. Orientadas a partir de teóricos como Moran, Kenski, entre outros estudiosos que apontam para o fato de que a utilização de novas tecnologias pode potencializar a aprendizagem de crianças pequenas. Na metodologia utilizou-se da observação simples, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos institucionais para a compreensão da realidade observada. Para coleta das informações, e análise posterior, foram realizadas gravações das observações e entrevistas e anotações em diários de bordo envolvendo atividades educativas realizadas por três estudantes de uma turma de 03 anos de idade, com o uso de tabletes. Os resultados parciais indicam que o uso de tecnologias pode ser um apoio didático importante para estimular a atenção, o raciocínio e a concentração das crianças de 0 a 3 anos e com isso potencializar o processo de desenvolvimento dessas crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.