Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUDO DOS HIDROCARBONETOS COMO UMA ALTERNATIVA LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, JOGO DIDÁTICO, QUÍMICA ORGÂNICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37388
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1802
    "inscrito_id" => 2024
    "titulo" => "LUDO DOS HIDROCARBONETOS COMO UMA ALTERNATIVA LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Este jogo foi direcionado para suprir a necessidade do professor que muitas vezes se sente perdido sem saber o que fazer para ajudar seus alunos a aprender determinado conteúdo, e também foi pensado em um aprendizado atraente e menos cansativo para aluno. Esse recurso é um jogo didático e foi intitulado “Ludo do Hidrocarbonetos” no conteúdo de “Funções Orgânicas (Hidrocarbonetos)”, nas quais são: (i) Cadeia Aberta; (ii) Cadeia Fechada, onde esse jogo tem o objetivo de auxiliar os estudantes na definição, características, nomenclatura, identificação e estruturação das Funções Orgânicas. A química é vista por boa parte dos alunos como uma disciplina de difícil compreensão, e a utilização de jogos didáticos é um importante instrumento de mediação, considerada um método altamente eficaz, dinâmico e atraente na construção do ensino-aprendizagem. A função educativa do jogo foi facilmente observada durante sua aplicação ao verificarmos o favorecimento da aquisição de conhecimento em clima de alegria e prazer. Os aspectos lúdico e cognitivo presentes no jogo são importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem de conceitos ao favorecer a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre os alunos e com o professor. A principal ideia do jogo foi auxiliar os alunos a aprenderem de uma forma simples e dinâmica, despertando nos estudantes o interesse pela disciplina de química. Os profissionais precisam atribuir em suas aulas recursos inovadores que despertem a curiosidade, atenção dos estudantes e ajudem na apropriação dos conceitos abordados, e sua função é ser motivadores que atrai os alunos para problematizar em sala de aula, dessa forma favorece uma aprendizagem eficaz e atrativa. A forma de interação entre o jogo e o aluno, aluno e aluno, e, professor e aluno não podem ser deixados de lado, havendo esta sinapse entre os sujeitos e objetos há adequação e apoderamento do conhecimento. O Ludo dos Hidrocarbonetos foi aplicado numa escola parceira do PDVL (Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas) articulado ao Grupo de Trabalho (GT) de Jogos Didáticos, onde a elaboração deste recurso didático vem como uma ferramenta que propicia curiosidade nos alunos na resolução de problemas do dia-a-dia e nas atividades extraescolar. Tais instrumentos são uma ótima alternativa para professores que se aventuram na área mesmo sem a formação especifica, possibilitando que o aluno não sinta essa deficiência. O lúdico como método de facilitador e/ou auxiliador do ensino de ciências é uma prática antiga que continua dando muito certo até nos dias de hoje. As utilizações dos jogos lúdicos proporcionam dinamismo na sala de aula, auxiliando tanto o aluno como o professor a conquistar seus objetivos de forma dinâmica, evitando uma aula exaustiva e monótona."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, JOGO DIDÁTICO, QUÍMICA ORGÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2024_11092017122546.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIO JOSÉ DE ABREU MOURA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIO MOURA"
    "autor_email" => "flavio.jose33@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37388
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1802
    "inscrito_id" => 2024
    "titulo" => "LUDO DOS HIDROCARBONETOS COMO UMA ALTERNATIVA LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Este jogo foi direcionado para suprir a necessidade do professor que muitas vezes se sente perdido sem saber o que fazer para ajudar seus alunos a aprender determinado conteúdo, e também foi pensado em um aprendizado atraente e menos cansativo para aluno. Esse recurso é um jogo didático e foi intitulado “Ludo do Hidrocarbonetos” no conteúdo de “Funções Orgânicas (Hidrocarbonetos)”, nas quais são: (i) Cadeia Aberta; (ii) Cadeia Fechada, onde esse jogo tem o objetivo de auxiliar os estudantes na definição, características, nomenclatura, identificação e estruturação das Funções Orgânicas. A química é vista por boa parte dos alunos como uma disciplina de difícil compreensão, e a utilização de jogos didáticos é um importante instrumento de mediação, considerada um método altamente eficaz, dinâmico e atraente na construção do ensino-aprendizagem. A função educativa do jogo foi facilmente observada durante sua aplicação ao verificarmos o favorecimento da aquisição de conhecimento em clima de alegria e prazer. Os aspectos lúdico e cognitivo presentes no jogo são importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem de conceitos ao favorecer a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre os alunos e com o professor. A principal ideia do jogo foi auxiliar os alunos a aprenderem de uma forma simples e dinâmica, despertando nos estudantes o interesse pela disciplina de química. Os profissionais precisam atribuir em suas aulas recursos inovadores que despertem a curiosidade, atenção dos estudantes e ajudem na apropriação dos conceitos abordados, e sua função é ser motivadores que atrai os alunos para problematizar em sala de aula, dessa forma favorece uma aprendizagem eficaz e atrativa. A forma de interação entre o jogo e o aluno, aluno e aluno, e, professor e aluno não podem ser deixados de lado, havendo esta sinapse entre os sujeitos e objetos há adequação e apoderamento do conhecimento. O Ludo dos Hidrocarbonetos foi aplicado numa escola parceira do PDVL (Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas) articulado ao Grupo de Trabalho (GT) de Jogos Didáticos, onde a elaboração deste recurso didático vem como uma ferramenta que propicia curiosidade nos alunos na resolução de problemas do dia-a-dia e nas atividades extraescolar. Tais instrumentos são uma ótima alternativa para professores que se aventuram na área mesmo sem a formação especifica, possibilitando que o aluno não sinta essa deficiência. O lúdico como método de facilitador e/ou auxiliador do ensino de ciências é uma prática antiga que continua dando muito certo até nos dias de hoje. As utilizações dos jogos lúdicos proporcionam dinamismo na sala de aula, auxiliando tanto o aluno como o professor a conquistar seus objetivos de forma dinâmica, evitando uma aula exaustiva e monótona."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, JOGO DIDÁTICO, QUÍMICA ORGÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2024_11092017122546.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIO JOSÉ DE ABREU MOURA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIO MOURA"
    "autor_email" => "flavio.jose33@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este jogo foi direcionado para suprir a necessidade do professor que muitas vezes se sente perdido sem saber o que fazer para ajudar seus alunos a aprender determinado conteúdo, e também foi pensado em um aprendizado atraente e menos cansativo para aluno. Esse recurso é um jogo didático e foi intitulado “Ludo do Hidrocarbonetos” no conteúdo de “Funções Orgânicas (Hidrocarbonetos)”, nas quais são: (i) Cadeia Aberta; (ii) Cadeia Fechada, onde esse jogo tem o objetivo de auxiliar os estudantes na definição, características, nomenclatura, identificação e estruturação das Funções Orgânicas. A química é vista por boa parte dos alunos como uma disciplina de difícil compreensão, e a utilização de jogos didáticos é um importante instrumento de mediação, considerada um método altamente eficaz, dinâmico e atraente na construção do ensino-aprendizagem. A função educativa do jogo foi facilmente observada durante sua aplicação ao verificarmos o favorecimento da aquisição de conhecimento em clima de alegria e prazer. Os aspectos lúdico e cognitivo presentes no jogo são importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem de conceitos ao favorecer a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre os alunos e com o professor. A principal ideia do jogo foi auxiliar os alunos a aprenderem de uma forma simples e dinâmica, despertando nos estudantes o interesse pela disciplina de química. Os profissionais precisam atribuir em suas aulas recursos inovadores que despertem a curiosidade, atenção dos estudantes e ajudem na apropriação dos conceitos abordados, e sua função é ser motivadores que atrai os alunos para problematizar em sala de aula, dessa forma favorece uma aprendizagem eficaz e atrativa. A forma de interação entre o jogo e o aluno, aluno e aluno, e, professor e aluno não podem ser deixados de lado, havendo esta sinapse entre os sujeitos e objetos há adequação e apoderamento do conhecimento. O Ludo dos Hidrocarbonetos foi aplicado numa escola parceira do PDVL (Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas) articulado ao Grupo de Trabalho (GT) de Jogos Didáticos, onde a elaboração deste recurso didático vem como uma ferramenta que propicia curiosidade nos alunos na resolução de problemas do dia-a-dia e nas atividades extraescolar. Tais instrumentos são uma ótima alternativa para professores que se aventuram na área mesmo sem a formação especifica, possibilitando que o aluno não sinta essa deficiência. O lúdico como método de facilitador e/ou auxiliador do ensino de ciências é uma prática antiga que continua dando muito certo até nos dias de hoje. As utilizações dos jogos lúdicos proporcionam dinamismo na sala de aula, auxiliando tanto o aluno como o professor a conquistar seus objetivos de forma dinâmica, evitando uma aula exaustiva e monótona.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.