Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERSPECTIVAS RELACIONADAS AS PRÁTICAS EDUCATIVAS:BUSCANDO A MELHOR FORMA DE ENSINO

Palavra-chaves: PRÁTICAS EDUCATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38212
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2516
    "inscrito_id" => 2912
    "titulo" => "PERSPECTIVAS RELACIONADAS AS PRÁTICAS EDUCATIVAS:BUSCANDO A MELHOR FORMA DE ENSINO"
    "resumo" => """
      A concepção do que vem a ser um educador engloba em sua totalidade todas as pessoas e\r\n
      instituições que realizam a função de educar com o objetivo de desenvolver o educando como ser.\r\n
      Em geral, ele tem em sua concepção que a prática educativa surge na transmissão de saberes, esses\r\n
      provindos do encontro entre sujeitos. No campo educativo assume-se a convicção profunda de que\r\n
      as relações são realmente de encontro entre sujeitos, mas na verdade, na prática educativa isso não\r\n
      se efetiva da forma que se deveria e assim tem-se um desencontro entre o mesmo, o que é\r\n
      considerado pelos educadores algo desesperador. Diante disso, esse trabalho de pesquisa teve como\r\n
      objetivo saber as concepções dos professores em formação sobre as práticas educativas aplicadas na\r\n
      sala de aula durante as intervenções dos projetos de extensão. Os sujeitos da pesquisa foram 17\r\n
      alunos do curso de licenciatura em química da UEPB. O instrumento de coleta de dados foi um\r\n
      questionário que versava sobre a satisfação dos sujeitos participantes dos projetos de durantes as\r\n
      intervenções nos espaços escolares de educação básica. Diante do que foi analisado, é possível\r\n
      constatar que há um otimismo dos envolvidos na pesquisa quanto a importância de práticas\r\n
      educativas destacando o desenvolvimento de conhecimentos dos alunos provindos através de\r\n
      práticas que fogem apenas do tradicionalismo ainda vivenciado atualmente em parte do ensino.\r\n
      Considerando o fato de que chega a ser algo desestimulante para tanto para o aluno quanto para o\r\n
      professor ao preparar suas aulas, onde, não será possível obtenção de resultados positivos sem ter\r\n
      preparação uma aula produtiva e dinâmica dentro do cotidiano do discente.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2912_12092017145245.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA"
    "autor_nome_curto" => "JOELLYSON SILVA"
    "autor_email" => "joellyson_fla@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38212
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2516
    "inscrito_id" => 2912
    "titulo" => "PERSPECTIVAS RELACIONADAS AS PRÁTICAS EDUCATIVAS:BUSCANDO A MELHOR FORMA DE ENSINO"
    "resumo" => """
      A concepção do que vem a ser um educador engloba em sua totalidade todas as pessoas e\r\n
      instituições que realizam a função de educar com o objetivo de desenvolver o educando como ser.\r\n
      Em geral, ele tem em sua concepção que a prática educativa surge na transmissão de saberes, esses\r\n
      provindos do encontro entre sujeitos. No campo educativo assume-se a convicção profunda de que\r\n
      as relações são realmente de encontro entre sujeitos, mas na verdade, na prática educativa isso não\r\n
      se efetiva da forma que se deveria e assim tem-se um desencontro entre o mesmo, o que é\r\n
      considerado pelos educadores algo desesperador. Diante disso, esse trabalho de pesquisa teve como\r\n
      objetivo saber as concepções dos professores em formação sobre as práticas educativas aplicadas na\r\n
      sala de aula durante as intervenções dos projetos de extensão. Os sujeitos da pesquisa foram 17\r\n
      alunos do curso de licenciatura em química da UEPB. O instrumento de coleta de dados foi um\r\n
      questionário que versava sobre a satisfação dos sujeitos participantes dos projetos de durantes as\r\n
      intervenções nos espaços escolares de educação básica. Diante do que foi analisado, é possível\r\n
      constatar que há um otimismo dos envolvidos na pesquisa quanto a importância de práticas\r\n
      educativas destacando o desenvolvimento de conhecimentos dos alunos provindos através de\r\n
      práticas que fogem apenas do tradicionalismo ainda vivenciado atualmente em parte do ensino.\r\n
      Considerando o fato de que chega a ser algo desestimulante para tanto para o aluno quanto para o\r\n
      professor ao preparar suas aulas, onde, não será possível obtenção de resultados positivos sem ter\r\n
      preparação uma aula produtiva e dinâmica dentro do cotidiano do discente.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2912_12092017145245.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA"
    "autor_nome_curto" => "JOELLYSON SILVA"
    "autor_email" => "joellyson_fla@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A concepção do que vem a ser um educador engloba em sua totalidade todas as pessoas e instituições que realizam a função de educar com o objetivo de desenvolver o educando como ser. Em geral, ele tem em sua concepção que a prática educativa surge na transmissão de saberes, esses provindos do encontro entre sujeitos. No campo educativo assume-se a convicção profunda de que as relações são realmente de encontro entre sujeitos, mas na verdade, na prática educativa isso não se efetiva da forma que se deveria e assim tem-se um desencontro entre o mesmo, o que é considerado pelos educadores algo desesperador. Diante disso, esse trabalho de pesquisa teve como objetivo saber as concepções dos professores em formação sobre as práticas educativas aplicadas na sala de aula durante as intervenções dos projetos de extensão. Os sujeitos da pesquisa foram 17 alunos do curso de licenciatura em química da UEPB. O instrumento de coleta de dados foi um questionário que versava sobre a satisfação dos sujeitos participantes dos projetos de durantes as intervenções nos espaços escolares de educação básica. Diante do que foi analisado, é possível constatar que há um otimismo dos envolvidos na pesquisa quanto a importância de práticas educativas destacando o desenvolvimento de conhecimentos dos alunos provindos através de práticas que fogem apenas do tradicionalismo ainda vivenciado atualmente em parte do ensino. Considerando o fato de que chega a ser algo desestimulante para tanto para o aluno quanto para o professor ao preparar suas aulas, onde, não será possível obtenção de resultados positivos sem ter preparação uma aula produtiva e dinâmica dentro do cotidiano do discente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.