AS EMOÇÕES NA EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35929 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2355 "inscrito_id" => 5109 "titulo" => "AS EMOÇÕES NA EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA" "resumo" => "As políticas para a educação das pessoas surdas têm passado por várias mudanças ao longo dos anos, mudanças estas que trouxeram aspectos positivos e apresentaram bastantes avanços para inclusão destes nas salas de aula do ensino regular. Outro aspecto novo no campo é a Educação Emocional, busca potencializar o desenvolvimento das competências emocionais como elemento fundamental para o desenvolvimento integral da pessoa. Sendo a escola um espaço onde emoções e afetos são vividos diariamente de maneira aberta onde nesta etapa (escolarização) da vida os processos identificatórios de consolidam e o aluno com deficiência auditiva, sozinho no ambiente escolar, em sua condição de surdez, pode enfrentar uma série de dificuldades, assim, buscamos conhecer como e o quanto as emoções têm se mostrado e influenciado na relação destes alunos com os professores, os colegas e demais profissionais da escola e, também as influências que as emoções trazem ao seu aprendizado. A pesquisa faz parta do Trabalho de conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba e será composta de um momento de observação na sala de aula, seguida de uma entrevista com professores, cuidadores, intérpretes que acompanham e os estudantes, principais sujeitos desta pesquisa e, por fim a aplicação de um questionário semiestruturado para que desse modo possamos entender nossas indagações iniciais que são: o estudante com deficiência auditiva se sente realmente inserido na sala de aula? Como é sua relação com o professor (a), cuidador e intérprete (se houver)? Como se relaciona com os colegas e demais profissionais da instituição? O quanto suas emoções têm contribuído e/ou atrapalhado o seu desenvolvimento cognitivo e interação com os demais colegas? Que os resultados, desse estudo, possam levar a uma contribuição significativa na inclusão destes alunos em sala de aula, levando em consideração os aspectos cognitivos e emocionais dos mesmos, pois apreender como estes alunos, professores, colegas e demais profissionais representam esta experiência é indispensável para qualificar as implicações desta prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL, EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, INCLUSÃO, SURDEZ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA18_ID5109_11092017212518.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELLA FERREIRA RODRIGUES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "RAFAELLA RODRIGUES" "autor_email" => "rafaellafrb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35929 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2355 "inscrito_id" => 5109 "titulo" => "AS EMOÇÕES NA EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA" "resumo" => "As políticas para a educação das pessoas surdas têm passado por várias mudanças ao longo dos anos, mudanças estas que trouxeram aspectos positivos e apresentaram bastantes avanços para inclusão destes nas salas de aula do ensino regular. Outro aspecto novo no campo é a Educação Emocional, busca potencializar o desenvolvimento das competências emocionais como elemento fundamental para o desenvolvimento integral da pessoa. Sendo a escola um espaço onde emoções e afetos são vividos diariamente de maneira aberta onde nesta etapa (escolarização) da vida os processos identificatórios de consolidam e o aluno com deficiência auditiva, sozinho no ambiente escolar, em sua condição de surdez, pode enfrentar uma série de dificuldades, assim, buscamos conhecer como e o quanto as emoções têm se mostrado e influenciado na relação destes alunos com os professores, os colegas e demais profissionais da escola e, também as influências que as emoções trazem ao seu aprendizado. A pesquisa faz parta do Trabalho de conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba e será composta de um momento de observação na sala de aula, seguida de uma entrevista com professores, cuidadores, intérpretes que acompanham e os estudantes, principais sujeitos desta pesquisa e, por fim a aplicação de um questionário semiestruturado para que desse modo possamos entender nossas indagações iniciais que são: o estudante com deficiência auditiva se sente realmente inserido na sala de aula? Como é sua relação com o professor (a), cuidador e intérprete (se houver)? Como se relaciona com os colegas e demais profissionais da instituição? O quanto suas emoções têm contribuído e/ou atrapalhado o seu desenvolvimento cognitivo e interação com os demais colegas? Que os resultados, desse estudo, possam levar a uma contribuição significativa na inclusão destes alunos em sala de aula, levando em consideração os aspectos cognitivos e emocionais dos mesmos, pois apreender como estes alunos, professores, colegas e demais profissionais representam esta experiência é indispensável para qualificar as implicações desta prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL, EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, INCLUSÃO, SURDEZ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA18_ID5109_11092017212518.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELLA FERREIRA RODRIGUES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "RAFAELLA RODRIGUES" "autor_email" => "rafaellafrb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }