O QUE OS JOVENS PENSAM SOBRE AS AULAS DE MÚSICA? UM ESTUDO REALIZADO COM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DE NATAL/RN
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37910 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2897 "inscrito_id" => 8424 "titulo" => "O QUE OS JOVENS PENSAM SOBRE AS AULAS DE MÚSICA? UM ESTUDO REALIZADO COM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DE NATAL/RN" "resumo" => "Este artigo consiste em mostrar um pequeno estudo sobre o ensino de música em sala de aula, realizado em uma turma da 2ª série do Ensino Médio em uma Escola pública da Cidade de Natal/RN. O principal objetivo do artigo é identificar à respeito do que os alunos pensam sobre o ensino de música em sua escola, considerando a forma de como responderam ao questionário sobre a importância da música e de como desejam obter as aulas de música. O estudo foi realizado por meio de uma disciplina da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Música da UFRN, na qual foi necessário realizar observações à uma turma do Ensino Médio de uma escola pública da Cidade, no qual teve como principal instrumento um questionário com questões objetivas e subjetivas e 09 observações, ambos como instrumentos de coleta. O intuito deste estudo é despertar novos olhares para esta etapa da educação básica, atendendo às expectativas dos alunos, de acordo com suas necessidades e expectativas expostas nas respostas. Os resultados são apresentados em porcentagem, equivalente ao número de alunos por cada questão objetiva e pelas falas dos participantes, equivalentes às questões subjetivas, as quais são analisadas e discutidas a partir das concepções de alguns autores da literatura em música. Na discussão, são feitos alguns apontamentos, refletindo sobre as abordagens de alguns autores da área da Educação Musical e da Música, são postas algumas reflexões e algumas sugestões para os licenciandos em música e educadores musicais que atuam nesta etapa de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, AULAS DE MÚSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID8424_26092017155601.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILLIAN MIDIÃ TEIXEIRA DA SILVA DANTAS" "autor_nome_curto" => "LILLIAN MIDIÃ" "autor_email" => "lillian_dantas@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37910 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2897 "inscrito_id" => 8424 "titulo" => "O QUE OS JOVENS PENSAM SOBRE AS AULAS DE MÚSICA? UM ESTUDO REALIZADO COM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DE NATAL/RN" "resumo" => "Este artigo consiste em mostrar um pequeno estudo sobre o ensino de música em sala de aula, realizado em uma turma da 2ª série do Ensino Médio em uma Escola pública da Cidade de Natal/RN. O principal objetivo do artigo é identificar à respeito do que os alunos pensam sobre o ensino de música em sua escola, considerando a forma de como responderam ao questionário sobre a importância da música e de como desejam obter as aulas de música. O estudo foi realizado por meio de uma disciplina da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Música da UFRN, na qual foi necessário realizar observações à uma turma do Ensino Médio de uma escola pública da Cidade, no qual teve como principal instrumento um questionário com questões objetivas e subjetivas e 09 observações, ambos como instrumentos de coleta. O intuito deste estudo é despertar novos olhares para esta etapa da educação básica, atendendo às expectativas dos alunos, de acordo com suas necessidades e expectativas expostas nas respostas. Os resultados são apresentados em porcentagem, equivalente ao número de alunos por cada questão objetiva e pelas falas dos participantes, equivalentes às questões subjetivas, as quais são analisadas e discutidas a partir das concepções de alguns autores da literatura em música. Na discussão, são feitos alguns apontamentos, refletindo sobre as abordagens de alguns autores da área da Educação Musical e da Música, são postas algumas reflexões e algumas sugestões para os licenciandos em música e educadores musicais que atuam nesta etapa de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, AULAS DE MÚSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID8424_26092017155601.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILLIAN MIDIÃ TEIXEIRA DA SILVA DANTAS" "autor_nome_curto" => "LILLIAN MIDIÃ" "autor_email" => "lillian_dantas@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }