Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE OS JOVENS PENSAM SOBRE AS AULAS DE MÚSICA? UM ESTUDO REALIZADO COM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DE NATAL/RN

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, AULAS DE MÚSICA Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37910
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2897
    "inscrito_id" => 8424
    "titulo" => "O QUE OS JOVENS PENSAM SOBRE AS AULAS DE MÚSICA? UM ESTUDO REALIZADO COM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DE NATAL/RN"
    "resumo" => "Este artigo consiste em mostrar um pequeno estudo sobre o ensino de música em sala de aula, realizado em uma turma da 2ª série do Ensino Médio em uma Escola pública da Cidade de Natal/RN. O principal objetivo do artigo é identificar à respeito do que os alunos pensam sobre o ensino de música em sua escola, considerando a forma de como responderam ao questionário sobre a importância da música e de como desejam obter as aulas de música. O estudo foi realizado por meio de uma disciplina da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Música da UFRN, na qual foi necessário realizar observações à uma turma do Ensino Médio de uma escola pública da Cidade, no qual teve como principal instrumento um questionário com questões objetivas e subjetivas e 09 observações, ambos como instrumentos de coleta. O intuito deste estudo é despertar novos olhares para esta etapa da educação básica, atendendo às expectativas dos alunos, de acordo com suas necessidades e expectativas expostas nas respostas. Os resultados são apresentados em porcentagem, equivalente ao número de alunos por cada questão objetiva e pelas falas dos participantes, equivalentes às questões subjetivas, as quais são analisadas e discutidas a partir das concepções de alguns autores da literatura em música. Na discussão, são feitos alguns apontamentos, refletindo sobre as abordagens de alguns autores da área da Educação Musical e da Música, são postas algumas reflexões e algumas sugestões para os licenciandos em música e educadores musicais que atuam nesta etapa de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, AULAS DE MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID8424_26092017155601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILLIAN MIDIÃ TEIXEIRA DA SILVA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "LILLIAN MIDIÃ"
    "autor_email" => "lillian_dantas@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37910
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2897
    "inscrito_id" => 8424
    "titulo" => "O QUE OS JOVENS PENSAM SOBRE AS AULAS DE MÚSICA? UM ESTUDO REALIZADO COM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DE NATAL/RN"
    "resumo" => "Este artigo consiste em mostrar um pequeno estudo sobre o ensino de música em sala de aula, realizado em uma turma da 2ª série do Ensino Médio em uma Escola pública da Cidade de Natal/RN. O principal objetivo do artigo é identificar à respeito do que os alunos pensam sobre o ensino de música em sua escola, considerando a forma de como responderam ao questionário sobre a importância da música e de como desejam obter as aulas de música. O estudo foi realizado por meio de uma disciplina da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Música da UFRN, na qual foi necessário realizar observações à uma turma do Ensino Médio de uma escola pública da Cidade, no qual teve como principal instrumento um questionário com questões objetivas e subjetivas e 09 observações, ambos como instrumentos de coleta. O intuito deste estudo é despertar novos olhares para esta etapa da educação básica, atendendo às expectativas dos alunos, de acordo com suas necessidades e expectativas expostas nas respostas. Os resultados são apresentados em porcentagem, equivalente ao número de alunos por cada questão objetiva e pelas falas dos participantes, equivalentes às questões subjetivas, as quais são analisadas e discutidas a partir das concepções de alguns autores da literatura em música. Na discussão, são feitos alguns apontamentos, refletindo sobre as abordagens de alguns autores da área da Educação Musical e da Música, são postas algumas reflexões e algumas sugestões para os licenciandos em música e educadores musicais que atuam nesta etapa de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, AULAS DE MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID8424_26092017155601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILLIAN MIDIÃ TEIXEIRA DA SILVA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "LILLIAN MIDIÃ"
    "autor_email" => "lillian_dantas@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo consiste em mostrar um pequeno estudo sobre o ensino de música em sala de aula, realizado em uma turma da 2ª série do Ensino Médio em uma Escola pública da Cidade de Natal/RN. O principal objetivo do artigo é identificar à respeito do que os alunos pensam sobre o ensino de música em sua escola, considerando a forma de como responderam ao questionário sobre a importância da música e de como desejam obter as aulas de música. O estudo foi realizado por meio de uma disciplina da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Música da UFRN, na qual foi necessário realizar observações à uma turma do Ensino Médio de uma escola pública da Cidade, no qual teve como principal instrumento um questionário com questões objetivas e subjetivas e 09 observações, ambos como instrumentos de coleta. O intuito deste estudo é despertar novos olhares para esta etapa da educação básica, atendendo às expectativas dos alunos, de acordo com suas necessidades e expectativas expostas nas respostas. Os resultados são apresentados em porcentagem, equivalente ao número de alunos por cada questão objetiva e pelas falas dos participantes, equivalentes às questões subjetivas, as quais são analisadas e discutidas a partir das concepções de alguns autores da literatura em música. Na discussão, são feitos alguns apontamentos, refletindo sobre as abordagens de alguns autores da área da Educação Musical e da Música, são postas algumas reflexões e algumas sugestões para os licenciandos em música e educadores musicais que atuam nesta etapa de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.