ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA ANÁLISE PSICOGENÉTICA.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35750 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2362 "inscrito_id" => 1812 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA ANÁLISE PSICOGENÉTICA." "resumo" => "Este artigo aborda a aquisição da linguagem escrita pela criança. Investiga a linguagem escrita através da psicogênese da língua escrita abordada por Ferreiro e Teberosky. Para iniciarmos a análise recorremos a pesquisa bibliográfica compondo o quadro teórico. Na pesquisa de campo, utilizamos uma coleta de produções de escrita espontânea fazendo uma sondagem diagnóstica. Usamos como aporte teórico os estudos Ferreiro (1985). O estudo foi desenvolvido numa escola pública municipal de educação infantil e ensino fundamental da cidade de Ceará-Mirim-RN, foram coletados produções de escrita na turma do Nível IV e nas turmas de 1º ao 3º ano do ensino fundamental, sendo dois alunos por turma. Os dados da pesquisa apontam que por meio dessa análise é possível conceber alfabetização na idade certa segundo o PNAIC/2017, mas que se faz necessário repensar sobre a prática pedagógica, é possível promover e desenvolver um trabalho sistemático com a linguagem escrita, desde a Educação Infantil. Mediante uma concepção construtivista em que a criança seja entendida como sujeito pensante e atuante, onde o professor alfabetizador se tornará o facilitador da construção do conhecimento, possibilitando em sua prática situações problemas que estimulem o pensamento, a linguagem e assim cheguem na representação que é a escrita. Constatamos que será necessária uma reflexão junto ao corpo docente da instituição para buscarmos a reorganização de ações pedagógicas que possibilitem a construção do conhecimento e assim possamos vivenciar novas práticas. Após análise, compreendemos a importância de concebermos a psicogênese da língua escrita apresentada por Ferreiro como material de direcionamento para as práticas didático-pedagógicas que buscam alcançar a alfabetização na idade certa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1812_11092017213746.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA SILVA" "autor_email" => "patriciacvps@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35750 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2362 "inscrito_id" => 1812 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA ANÁLISE PSICOGENÉTICA." "resumo" => "Este artigo aborda a aquisição da linguagem escrita pela criança. Investiga a linguagem escrita através da psicogênese da língua escrita abordada por Ferreiro e Teberosky. Para iniciarmos a análise recorremos a pesquisa bibliográfica compondo o quadro teórico. Na pesquisa de campo, utilizamos uma coleta de produções de escrita espontânea fazendo uma sondagem diagnóstica. Usamos como aporte teórico os estudos Ferreiro (1985). O estudo foi desenvolvido numa escola pública municipal de educação infantil e ensino fundamental da cidade de Ceará-Mirim-RN, foram coletados produções de escrita na turma do Nível IV e nas turmas de 1º ao 3º ano do ensino fundamental, sendo dois alunos por turma. Os dados da pesquisa apontam que por meio dessa análise é possível conceber alfabetização na idade certa segundo o PNAIC/2017, mas que se faz necessário repensar sobre a prática pedagógica, é possível promover e desenvolver um trabalho sistemático com a linguagem escrita, desde a Educação Infantil. Mediante uma concepção construtivista em que a criança seja entendida como sujeito pensante e atuante, onde o professor alfabetizador se tornará o facilitador da construção do conhecimento, possibilitando em sua prática situações problemas que estimulem o pensamento, a linguagem e assim cheguem na representação que é a escrita. Constatamos que será necessária uma reflexão junto ao corpo docente da instituição para buscarmos a reorganização de ações pedagógicas que possibilitem a construção do conhecimento e assim possamos vivenciar novas práticas. Após análise, compreendemos a importância de concebermos a psicogênese da língua escrita apresentada por Ferreiro como material de direcionamento para as práticas didático-pedagógicas que buscam alcançar a alfabetização na idade certa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1812_11092017213746.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA SILVA" "autor_email" => "patriciacvps@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }