MESQUITA, Alzair De Sousa et al.. A importancia do ensino de higiene no ensino fundamental. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35342>. Acesso em: 22/12/2024 21:48
Tendo em vista, a constatação de um problema comum entre alunos do ensino fundamental: o descuido ou desconhecimento de procedimentos simples de higiene rotineiros, muitas vezes por descuido dos pais, objetiva-se sensibilizar os alunos do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Jadihel Carvalho, da importância de se adquirir bons hábitos de higiene e estimular para a prática correta dos mesmos. O trabalho foi desenvolvido como parte integrante da disciplina de Estágio Supervisionado I. Para atingir os objetivos propostos, foram ministradas 6 aulas com o 1º ano do Ensino Fundamental do turno matutino da U.E.M. Engenheiro Jadihel Carvalho, no período de novembro de 2016, na cidade de Caxias, Ma. Na primeira aula, abordou-se o assunto sobre saúde bucal, e a sua importância, em um segundo momento apresentou-se as maneiras corretas de se fazer a higiene pessoal, e exibição de vídeo para fixação do conteúdo. Na terceira aula, exibiu-se um filme e logo após houve concurso de desenhos, com premiação para os desenhos mais bonitos. Na quarta aula, apresentou-se a importância de beber agua filtrada, na quinta aula, houve apenas interpretação de textos com imagens para colorir sobre os conteúdos vistos. A última aula encerrou-se com atividades recreativas (passa ou repassa) envolvendo todos os assuntos trabalhados e entrega de todas as atividades produzidas por eles. Nas duas primeiras aulas, o resultado foi bastante positivo. Os alunos se identificaram com o tema, e a sala ficou totalmente em silencio durante a exibição do vídeo com as principais formas de higiene pessoal, surgindo perguntas após o término do vídeo. Na terceira e quarta aula, as crianças demonstravam-se mais agitadas, acalmando-se logo em seguida para assistirem o filme. Após o filme, ficaram muito felizes com os desenhos para colorir e pediram para assistirem mais filmes na aula seguinte. Na quinta aula, todos participaram da interpretação dos textos, com muita empolgação. No encerramento, os alunos participaram de forma interativa e divertida com o passa ou repassa, demonstrando que realmente tinham aprendido as formas corretas de higiene e a sua importância. Percebeu-se também que eles abandonaram os hábitos errôneos de higiene que antes praticavam como: apanhar alimentos caídos no chão, e andar descalços durante as aulas. A partir do desenvolvimento deste trabalho e da observação de mudança no comportamento dos alunos, nota-se que o tema abordado, contribui para o aprendizado e para a formação de crianças conscientes da importância de se ter bons hábitos de higiene. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que os objetivos propostos foram alcançados com êxito. Conclui-se que é de suma importância abordar-se com mais frequência o tema de higiene pessoal nas séries iniciais, uma que as dúvidas são frequentes e conversas informais com as crianças podem mudar o habito de vida delas.