A IMPORTANCIA DO ENSINO DE HIGIENE NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35342 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 11 "inscrito_id" => 6 "titulo" => "A IMPORTANCIA DO ENSINO DE HIGIENE NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Tendo em vista, a constatação de um problema comum entre alunos do ensino fundamental: o descuido ou desconhecimento de procedimentos simples de higiene rotineiros, muitas vezes por descuido dos pais, objetiva-se sensibilizar os alunos do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Jadihel Carvalho, da importância de se adquirir bons hábitos de higiene e estimular para a prática correta dos mesmos. O trabalho foi desenvolvido como parte integrante da disciplina de Estágio Supervisionado I. Para atingir os objetivos propostos, foram ministradas 6 aulas com o 1º ano do Ensino Fundamental do turno matutino da U.E.M. Engenheiro Jadihel Carvalho, no período de novembro de 2016, na cidade de Caxias, Ma. Na primeira aula, abordou-se o assunto sobre saúde bucal, e a sua importância, em um segundo momento apresentou-se as maneiras corretas de se fazer a higiene pessoal, e exibição de vídeo para fixação do conteúdo. Na terceira aula, exibiu-se um filme e logo após houve concurso de desenhos, com premiação para os desenhos mais bonitos. Na quarta aula, apresentou-se a importância de beber agua filtrada, na quinta aula, houve apenas interpretação de textos com imagens para colorir sobre os conteúdos vistos. A última aula encerrou-se com atividades recreativas (passa ou repassa) envolvendo todos os assuntos trabalhados e entrega de todas as atividades produzidas por eles. Nas duas primeiras aulas, o resultado foi bastante positivo. Os alunos se identificaram com o tema, e a sala ficou totalmente em silencio durante a exibição do vídeo com as principais formas de higiene pessoal, surgindo perguntas após o término do vídeo. Na terceira e quarta aula, as crianças demonstravam-se mais agitadas, acalmando-se logo em seguida para assistirem o filme. Após o filme, ficaram muito felizes com os desenhos para colorir e pediram para assistirem mais filmes na aula seguinte. Na quinta aula, todos participaram da interpretação dos textos, com muita empolgação. No encerramento, os alunos participaram de forma interativa e divertida com o passa ou repassa, demonstrando que realmente tinham aprendido as formas corretas de higiene e a sua importância. Percebeu-se também que eles abandonaram os hábitos errôneos de higiene que antes praticavam como: apanhar alimentos caídos no chão, e andar descalços durante as aulas. A partir do desenvolvimento deste trabalho e da observação de mudança no comportamento dos alunos, nota-se que o tema abordado, contribui para o aprendizado e para a formação de crianças conscientes da importância de se ter bons hábitos de higiene. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que os objetivos propostos foram alcançados com êxito. Conclui-se que é de suma importância abordar-se com mais frequência o tema de higiene pessoal nas séries iniciais, uma que as dúvidas são frequentes e conversas informais com as crianças podem mudar o habito de vida delas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "SAÚDE, ESCOLA, CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID6_18032017203730.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZAIR DE SOUSA MESQUITA" "autor_nome_curto" => "ALZAIR MESQUITA" "autor_email" => "alzairifma@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35342 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 11 "inscrito_id" => 6 "titulo" => "A IMPORTANCIA DO ENSINO DE HIGIENE NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Tendo em vista, a constatação de um problema comum entre alunos do ensino fundamental: o descuido ou desconhecimento de procedimentos simples de higiene rotineiros, muitas vezes por descuido dos pais, objetiva-se sensibilizar os alunos do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Jadihel Carvalho, da importância de se adquirir bons hábitos de higiene e estimular para a prática correta dos mesmos. O trabalho foi desenvolvido como parte integrante da disciplina de Estágio Supervisionado I. Para atingir os objetivos propostos, foram ministradas 6 aulas com o 1º ano do Ensino Fundamental do turno matutino da U.E.M. Engenheiro Jadihel Carvalho, no período de novembro de 2016, na cidade de Caxias, Ma. Na primeira aula, abordou-se o assunto sobre saúde bucal, e a sua importância, em um segundo momento apresentou-se as maneiras corretas de se fazer a higiene pessoal, e exibição de vídeo para fixação do conteúdo. Na terceira aula, exibiu-se um filme e logo após houve concurso de desenhos, com premiação para os desenhos mais bonitos. Na quarta aula, apresentou-se a importância de beber agua filtrada, na quinta aula, houve apenas interpretação de textos com imagens para colorir sobre os conteúdos vistos. A última aula encerrou-se com atividades recreativas (passa ou repassa) envolvendo todos os assuntos trabalhados e entrega de todas as atividades produzidas por eles. Nas duas primeiras aulas, o resultado foi bastante positivo. Os alunos se identificaram com o tema, e a sala ficou totalmente em silencio durante a exibição do vídeo com as principais formas de higiene pessoal, surgindo perguntas após o término do vídeo. Na terceira e quarta aula, as crianças demonstravam-se mais agitadas, acalmando-se logo em seguida para assistirem o filme. Após o filme, ficaram muito felizes com os desenhos para colorir e pediram para assistirem mais filmes na aula seguinte. Na quinta aula, todos participaram da interpretação dos textos, com muita empolgação. No encerramento, os alunos participaram de forma interativa e divertida com o passa ou repassa, demonstrando que realmente tinham aprendido as formas corretas de higiene e a sua importância. Percebeu-se também que eles abandonaram os hábitos errôneos de higiene que antes praticavam como: apanhar alimentos caídos no chão, e andar descalços durante as aulas. A partir do desenvolvimento deste trabalho e da observação de mudança no comportamento dos alunos, nota-se que o tema abordado, contribui para o aprendizado e para a formação de crianças conscientes da importância de se ter bons hábitos de higiene. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que os objetivos propostos foram alcançados com êxito. Conclui-se que é de suma importância abordar-se com mais frequência o tema de higiene pessoal nas séries iniciais, uma que as dúvidas são frequentes e conversas informais com as crianças podem mudar o habito de vida delas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "SAÚDE, ESCOLA, CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID6_18032017203730.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZAIR DE SOUSA MESQUITA" "autor_nome_curto" => "ALZAIR MESQUITA" "autor_email" => "alzairifma@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }