Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTANCIA DO ENSINO DE HIGIENE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: SAÚDE, ESCOLA, CRIANÇAS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35342
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 11
    "inscrito_id" => 6
    "titulo" => "A IMPORTANCIA DO ENSINO DE HIGIENE  NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Tendo em vista, a constatação de um problema comum entre alunos do ensino fundamental: o descuido ou desconhecimento de procedimentos simples de higiene rotineiros, muitas vezes por descuido dos pais, objetiva-se sensibilizar os alunos do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Jadihel Carvalho, da importância de se adquirir bons hábitos de higiene e estimular para a prática correta dos mesmos. O trabalho foi desenvolvido como parte integrante da disciplina de Estágio Supervisionado I. Para atingir os objetivos propostos, foram ministradas 6 aulas com o 1º ano do Ensino Fundamental do turno matutino da U.E.M. Engenheiro Jadihel Carvalho, no período de novembro de 2016, na cidade de Caxias, Ma. Na primeira aula, abordou-se o assunto sobre saúde bucal, e a sua importância, em um segundo momento apresentou-se as maneiras corretas de se fazer a higiene pessoal, e exibição de vídeo para fixação do conteúdo. Na terceira aula, exibiu-se um filme e logo após houve concurso de desenhos, com premiação para os desenhos mais bonitos. Na quarta aula, apresentou-se a importância de beber agua filtrada, na quinta aula, houve apenas interpretação de textos com imagens para colorir sobre os conteúdos vistos. A última aula encerrou-se com atividades recreativas (passa ou repassa) envolvendo todos os assuntos trabalhados e entrega de todas as atividades produzidas por eles. Nas duas primeiras aulas, o resultado foi bastante positivo. Os alunos se identificaram com o tema, e a sala ficou totalmente em silencio durante a exibição do vídeo com as principais formas de higiene pessoal, surgindo perguntas após o término do vídeo. Na terceira e quarta aula, as crianças demonstravam-se mais agitadas, acalmando-se logo em seguida para assistirem o filme. Após o filme, ficaram muito felizes com os desenhos para colorir e pediram para assistirem mais filmes na aula seguinte. Na quinta aula, todos participaram da interpretação dos textos, com muita empolgação. No encerramento, os alunos participaram de forma interativa e divertida com o passa ou repassa, demonstrando que realmente tinham aprendido as formas corretas de higiene e a sua importância. Percebeu-se também que eles abandonaram os hábitos errôneos de higiene que antes praticavam como: apanhar alimentos caídos no chão, e andar descalços durante as aulas. A partir do desenvolvimento deste trabalho e da observação de mudança no comportamento dos alunos, nota-se que o tema abordado, contribui para o aprendizado e para a formação de crianças conscientes da importância de se ter bons hábitos de higiene. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que os objetivos propostos foram alcançados com êxito. Conclui-se que é de suma importância abordar-se com mais frequência o tema de higiene pessoal nas séries iniciais, uma que as dúvidas são frequentes e conversas informais com as crianças podem mudar o habito de vida delas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "SAÚDE, ESCOLA, CRIANÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID6_18032017203730.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZAIR DE SOUSA MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "ALZAIR MESQUITA"
    "autor_email" => "alzairifma@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35342
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 11
    "inscrito_id" => 6
    "titulo" => "A IMPORTANCIA DO ENSINO DE HIGIENE  NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Tendo em vista, a constatação de um problema comum entre alunos do ensino fundamental: o descuido ou desconhecimento de procedimentos simples de higiene rotineiros, muitas vezes por descuido dos pais, objetiva-se sensibilizar os alunos do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Jadihel Carvalho, da importância de se adquirir bons hábitos de higiene e estimular para a prática correta dos mesmos. O trabalho foi desenvolvido como parte integrante da disciplina de Estágio Supervisionado I. Para atingir os objetivos propostos, foram ministradas 6 aulas com o 1º ano do Ensino Fundamental do turno matutino da U.E.M. Engenheiro Jadihel Carvalho, no período de novembro de 2016, na cidade de Caxias, Ma. Na primeira aula, abordou-se o assunto sobre saúde bucal, e a sua importância, em um segundo momento apresentou-se as maneiras corretas de se fazer a higiene pessoal, e exibição de vídeo para fixação do conteúdo. Na terceira aula, exibiu-se um filme e logo após houve concurso de desenhos, com premiação para os desenhos mais bonitos. Na quarta aula, apresentou-se a importância de beber agua filtrada, na quinta aula, houve apenas interpretação de textos com imagens para colorir sobre os conteúdos vistos. A última aula encerrou-se com atividades recreativas (passa ou repassa) envolvendo todos os assuntos trabalhados e entrega de todas as atividades produzidas por eles. Nas duas primeiras aulas, o resultado foi bastante positivo. Os alunos se identificaram com o tema, e a sala ficou totalmente em silencio durante a exibição do vídeo com as principais formas de higiene pessoal, surgindo perguntas após o término do vídeo. Na terceira e quarta aula, as crianças demonstravam-se mais agitadas, acalmando-se logo em seguida para assistirem o filme. Após o filme, ficaram muito felizes com os desenhos para colorir e pediram para assistirem mais filmes na aula seguinte. Na quinta aula, todos participaram da interpretação dos textos, com muita empolgação. No encerramento, os alunos participaram de forma interativa e divertida com o passa ou repassa, demonstrando que realmente tinham aprendido as formas corretas de higiene e a sua importância. Percebeu-se também que eles abandonaram os hábitos errôneos de higiene que antes praticavam como: apanhar alimentos caídos no chão, e andar descalços durante as aulas. A partir do desenvolvimento deste trabalho e da observação de mudança no comportamento dos alunos, nota-se que o tema abordado, contribui para o aprendizado e para a formação de crianças conscientes da importância de se ter bons hábitos de higiene. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que os objetivos propostos foram alcançados com êxito. Conclui-se que é de suma importância abordar-se com mais frequência o tema de higiene pessoal nas séries iniciais, uma que as dúvidas são frequentes e conversas informais com as crianças podem mudar o habito de vida delas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "SAÚDE, ESCOLA, CRIANÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID6_18032017203730.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZAIR DE SOUSA MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "ALZAIR MESQUITA"
    "autor_email" => "alzairifma@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Tendo em vista, a constatação de um problema comum entre alunos do ensino fundamental: o descuido ou desconhecimento de procedimentos simples de higiene rotineiros, muitas vezes por descuido dos pais, objetiva-se sensibilizar os alunos do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Jadihel Carvalho, da importância de se adquirir bons hábitos de higiene e estimular para a prática correta dos mesmos. O trabalho foi desenvolvido como parte integrante da disciplina de Estágio Supervisionado I. Para atingir os objetivos propostos, foram ministradas 6 aulas com o 1º ano do Ensino Fundamental do turno matutino da U.E.M. Engenheiro Jadihel Carvalho, no período de novembro de 2016, na cidade de Caxias, Ma. Na primeira aula, abordou-se o assunto sobre saúde bucal, e a sua importância, em um segundo momento apresentou-se as maneiras corretas de se fazer a higiene pessoal, e exibição de vídeo para fixação do conteúdo. Na terceira aula, exibiu-se um filme e logo após houve concurso de desenhos, com premiação para os desenhos mais bonitos. Na quarta aula, apresentou-se a importância de beber agua filtrada, na quinta aula, houve apenas interpretação de textos com imagens para colorir sobre os conteúdos vistos. A última aula encerrou-se com atividades recreativas (passa ou repassa) envolvendo todos os assuntos trabalhados e entrega de todas as atividades produzidas por eles. Nas duas primeiras aulas, o resultado foi bastante positivo. Os alunos se identificaram com o tema, e a sala ficou totalmente em silencio durante a exibição do vídeo com as principais formas de higiene pessoal, surgindo perguntas após o término do vídeo. Na terceira e quarta aula, as crianças demonstravam-se mais agitadas, acalmando-se logo em seguida para assistirem o filme. Após o filme, ficaram muito felizes com os desenhos para colorir e pediram para assistirem mais filmes na aula seguinte. Na quinta aula, todos participaram da interpretação dos textos, com muita empolgação. No encerramento, os alunos participaram de forma interativa e divertida com o passa ou repassa, demonstrando que realmente tinham aprendido as formas corretas de higiene e a sua importância. Percebeu-se também que eles abandonaram os hábitos errôneos de higiene que antes praticavam como: apanhar alimentos caídos no chão, e andar descalços durante as aulas. A partir do desenvolvimento deste trabalho e da observação de mudança no comportamento dos alunos, nota-se que o tema abordado, contribui para o aprendizado e para a formação de crianças conscientes da importância de se ter bons hábitos de higiene. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que os objetivos propostos foram alcançados com êxito. Conclui-se que é de suma importância abordar-se com mais frequência o tema de higiene pessoal nas séries iniciais, uma que as dúvidas são frequentes e conversas informais com as crianças podem mudar o habito de vida delas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.