DA GÊNESE DO ENSINO GRATUITO À CAMPANHA NACIONAL DE EDUCANDÁRIOS GRATUITOS: NOTAS DE ESTUDO EM DIDEROT E CONDORCET
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36365 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4054 "inscrito_id" => 6643 "titulo" => "DA GÊNESE DO ENSINO GRATUITO À CAMPANHA NACIONAL DE EDUCANDÁRIOS GRATUITOS: NOTAS DE ESTUDO EM DIDEROT E CONDORCET" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo identificar e compreender a gênese do ensino gratuito a partir das concepções apontadas por Diderot e Condorcet. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, tem como fonte principal livros de memórias analisados à luz de estudos historiográficos e sociológicos, em especial que derivam da obra de Pierre Bourdieu. Pretende-se aproximar do princípio de escola gratuita com vistas a Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (1943) fundada sob a perspectiva de ofertar gratuitamente o ensino secundário, inaugurada no sul de Mato Grosso em 1949 com o mesmo princípio. Desta maneira, busca-se fazer a aproximação entre a gênese do ensino gratuito contemplado na França especificamente no século XVIII no contexto da Revolução Francesa e a Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG) com a compreensão do campo educacional no período. Constatou-se que, o campo em questão era carente de escolas gratuitas, Diderot e Condorcet, devido ao anseio por mudanças e reformas, propuseram uma educação que carregava em seu bojo o ideal democrático do ensino, desta maneira, idealizaram uma escola pública que não se materializou, tendo em vista as condições do período, mas que, no entanto, todo o ideário relativo à essa escola, cultivado em nosso tempo, é herdeiro da vertente francesa. A Campanha Nacional de Educandários Gratuitos tem sua gênese em outro momento histórico, com um campo carente de escolas secundárias que, com o devido apoio da sociedade e do poder público consegue se materializar não somente no Recife (seu nascedouro), mas se expande por outras regiões até chegar ao Mato Grosso em 1949." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "CAMPANHA NACIONAL DE EDUCANDÁRIOS GRATUITOS, INSTRUÇÃO PÚBLICA, ENSINO SECUNDÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID6643_16102017164248.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABIGAIL FERREIRA ALVES ASTOFE" "autor_nome_curto" => "ABIGAIL ASTOFE" "autor_email" => "alves.abigail@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36365 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4054 "inscrito_id" => 6643 "titulo" => "DA GÊNESE DO ENSINO GRATUITO À CAMPANHA NACIONAL DE EDUCANDÁRIOS GRATUITOS: NOTAS DE ESTUDO EM DIDEROT E CONDORCET" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo identificar e compreender a gênese do ensino gratuito a partir das concepções apontadas por Diderot e Condorcet. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, tem como fonte principal livros de memórias analisados à luz de estudos historiográficos e sociológicos, em especial que derivam da obra de Pierre Bourdieu. Pretende-se aproximar do princípio de escola gratuita com vistas a Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (1943) fundada sob a perspectiva de ofertar gratuitamente o ensino secundário, inaugurada no sul de Mato Grosso em 1949 com o mesmo princípio. Desta maneira, busca-se fazer a aproximação entre a gênese do ensino gratuito contemplado na França especificamente no século XVIII no contexto da Revolução Francesa e a Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG) com a compreensão do campo educacional no período. Constatou-se que, o campo em questão era carente de escolas gratuitas, Diderot e Condorcet, devido ao anseio por mudanças e reformas, propuseram uma educação que carregava em seu bojo o ideal democrático do ensino, desta maneira, idealizaram uma escola pública que não se materializou, tendo em vista as condições do período, mas que, no entanto, todo o ideário relativo à essa escola, cultivado em nosso tempo, é herdeiro da vertente francesa. A Campanha Nacional de Educandários Gratuitos tem sua gênese em outro momento histórico, com um campo carente de escolas secundárias que, com o devido apoio da sociedade e do poder público consegue se materializar não somente no Recife (seu nascedouro), mas se expande por outras regiões até chegar ao Mato Grosso em 1949." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "CAMPANHA NACIONAL DE EDUCANDÁRIOS GRATUITOS, INSTRUÇÃO PÚBLICA, ENSINO SECUNDÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID6643_16102017164248.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABIGAIL FERREIRA ALVES ASTOFE" "autor_nome_curto" => "ABIGAIL ASTOFE" "autor_email" => "alves.abigail@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }