CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: ABORDAGEM ESTRUTURAL DA MOLÉCULA DE (DNA) DO FRAGARIA VESCA (MORANGO) - COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36259 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 691 "inscrito_id" => 3809 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: ABORDAGEM ESTRUTURAL DA MOLÉCULA DE (DNA) DO FRAGARIA VESCA (MORANGO) - COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O Ensino de Ciências por investigação deve envolver a participação ativa dos alunos em todas as fases da pesquisa, desde a formulação das questões, o levantamento de hipóteses, a busca por soluções, a análise dos resultados, até a discussão dos dados. Quando a atividade prática experimental é realizada da mesma forma como uma receita culinária, sem envolver essas etapas da investigação, recai-se no ensino tradicional, na transmissão-recepção passiva do conhecimento, inibindo a curiosidade e o potencial criativo dos estudantes. Diante esta perspectiva o presente trabalho buscou desenvolver aulas teórico/investigativas com práticas de experimentação para obtenção de conhecimentos no estudo das Células e característica do material genético o (DNA), em especifico a do “morango”, a partir de um processo crítico e reflexivo. A metodologia aplicada partiu de aulas realizadas na Escola Luz do Saber localizada em Camaragibe – PE, com um turma do 8º ano composta por 25 alunos aonde foram divididos (5) grupos com (5) componentes cada, composta por (3) três etapas para a realização das atividades investigativas. A aplicação dessas atividades proporcionou ações coordenadas entre o professor/aluno, aluno/professor e aluno/aluno propiciaram uma construção e re-construção do objeto de estudo, nesse caso o estudo das moléculas do DNA - Fragaria vesca (morango), proporcionando um conhecimento vasto conteúdos por meio de um processo coletivo e/ou individual." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, MOLÉCULA DE DNA, ENSINO APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID3809_01092017223740.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN MARTINS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEAN MARTINS" "autor_email" => "jeanmartins25@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36259 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 691 "inscrito_id" => 3809 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: ABORDAGEM ESTRUTURAL DA MOLÉCULA DE (DNA) DO FRAGARIA VESCA (MORANGO) - COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O Ensino de Ciências por investigação deve envolver a participação ativa dos alunos em todas as fases da pesquisa, desde a formulação das questões, o levantamento de hipóteses, a busca por soluções, a análise dos resultados, até a discussão dos dados. Quando a atividade prática experimental é realizada da mesma forma como uma receita culinária, sem envolver essas etapas da investigação, recai-se no ensino tradicional, na transmissão-recepção passiva do conhecimento, inibindo a curiosidade e o potencial criativo dos estudantes. Diante esta perspectiva o presente trabalho buscou desenvolver aulas teórico/investigativas com práticas de experimentação para obtenção de conhecimentos no estudo das Células e característica do material genético o (DNA), em especifico a do “morango”, a partir de um processo crítico e reflexivo. A metodologia aplicada partiu de aulas realizadas na Escola Luz do Saber localizada em Camaragibe – PE, com um turma do 8º ano composta por 25 alunos aonde foram divididos (5) grupos com (5) componentes cada, composta por (3) três etapas para a realização das atividades investigativas. A aplicação dessas atividades proporcionou ações coordenadas entre o professor/aluno, aluno/professor e aluno/aluno propiciaram uma construção e re-construção do objeto de estudo, nesse caso o estudo das moléculas do DNA - Fragaria vesca (morango), proporcionando um conhecimento vasto conteúdos por meio de um processo coletivo e/ou individual." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, MOLÉCULA DE DNA, ENSINO APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID3809_01092017223740.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN MARTINS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEAN MARTINS" "autor_email" => "jeanmartins25@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }